18 MAR 2015
Interessados em fazer cirurgia de catarata precisam procurar unidade de saúde
A Prefeitura de Divinpolis, atravs da Secretaria Municipal de Divinpolis (Semusa), contratou as cirurgias de cataratas junto ao Hospital So Joo de Deus. O procedimento como este na rede particular pode variar de R$ 1,8 mil a R$ 3 mil. Por meio do contrato feito pela Semusa, a cirurgia sai sem nenhum custo para a populao. Com as cirurgias que sero realizadas nesta quinta-feira (19/03), sero 360 procedimentos gratuitos. Os pacientes submetidos cirurgia de catarata passaram por exames pr-operatrios de fundoscopia, retinografia e exame de presso do olho. As 200 cirurgias esto agendas para serem realizadas no HSJD a partir das 7h desta quinta. Ao longo do ano outras cirurgias de catarata sero agendadas. necessrio o usurio interessado procurar a unidade de sade de referncia da sua regio e solicitar a incluso. Os atendimentos sero realizados mediantes a disponibilidade de vagas e avaliao clnica dos interessados. O prefeito Vladimir Azevedo destaca o forte alcance social da cirurgia. A Prefeitura de Divinpolis se desdobra para oferecer esses e outros servios que geram conforto ao cidado assistido. Alm de sade, estamos devolvendo qualidade de vida., acentua Vladimir Azevedo. O procedimento oferecido aos usurios que procuraram as unidades de sade e foram selecionados atendendo critrios como idade, gravidade da doena entre outros fatores. Pelo menos 100 pessoas que realizaram a cirurgia no ms passado voltaro a ser operada desta vez para a correo do outro olho. A doena A catarata uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cpsula. Pode ser desencadeada por vrios fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uvetes, uso de medicamentos entre outros fatores. Tipicamente apresenta-se como embaamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou viso subnormal.