17 MAR 2015
Arte como terapia
Os usuários que forem até Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Belvedere I podem conferir uma exposição até quinta-feira (19/03). Logo na entrada desta unidade de saúde, que integra a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foi montada uma mostra de quadros da artista plástica Graziela Duarte Pereira. A exposição faz parte do Março Lilás em homenagem ao Mês a Mulher. Dona de uma sensibilidade estética aguçada, Graziela Duarte, que é usuária do PSF Belvedere I, começou a pintar em 2006. Além do hobby, a pintura surgiu na vida de Graziela como um importante instrumento para combater a depressão. “Eu me refugiei nas artes. Comecei a pintar e foi muito bom para mim”, lembra Graziela. Nesses nove anos dedicados a pintura, a artista plástica revela que a pintura é algo instintivo. “De início não tenho uma idéia especifica. Pego uma tela e vou criando. Penso em fazer um tipo de trabalho e quando percebo já estou fazendo algo totalmente diferente. É deixar a cabeça fluir”, explica. Com base na sua experiência de vida, de como a arte ajudou a amenizar a depressão, Graziela quer desenvolver um projeto com pessoas que, assim como ela, passam por este mesmo tipo de problema. “O projeto que pretendo fazer - denominado de Cor, arte e imaginação - tem o objetivo de trabalhar e valorizar essas pessoas. Quando estamos depressivos ou com algum tipo de doença relacionada à mente, nos sentimos como se nós não fossemos ninguém. Nós sentimos desvalorizados; quando na verdade temos valor. Mas não conseguimos ver. Através deste projeto queremos que as pessoas enxerguem que elas têm valor sim”, completa Graziela. A agente comunitária de saúde, Sandra Helena dos Santos Silva, é quem faz o acompanhamento de Graziela no ESF Belvedere I. Ela destaca a importância de estar em sintonia com os usuários. “Como agente de saúde percebemos o problema da família como um todo. Quando percebemos que ali tem uma possibilidade de trazer algum benefício para o usuário e comunidade, aí tentamos buscar e levantar essas possibilidades. Diante disto, é importante que a comunidade responda e acolha e perceba que isso é dela. As ações que promovemos aqui são para todos”, destaca a agente comunitária. A referência de gestão do Belvedere I, Telma Alves Pinto, diz que este tipo de iniciativa será ampliada. “A nossa função é promoção e prevenção da saúde e dentro da própria unidade criamos este espaço. Esperamos a adesão de outros usuários que mexam com artesanato e outras formas de artes aqui na comunidade. Essa ação deixa o usuário mais próximo dos profissionais de saúde. Nosso objetivo é que não haja distanciamento”, defende Telma. O ESF Belvedere I fica localizado na rua Quito, 780, no bairro Belvedere. A exposição pode ser conferida no horário de funcionamento da unidade de saúde que é das 7h30 até às 17h. A exposição seguirá até a próxima quinta-feira (19/03).