17 MAR 2015
200 pessoas passam por cirurgia de catarata
Duzentas pessoas realizarão a cirurgia de catarata até quinta-feira (19/03). A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Divinópolis (Semusa) contratou o serviço junto ao Hospital São João de Deus. Nesta terça-feira (17/03) e quarta-feira (18/03) os pacientes que serão submetidas à cirurgia de catarata passarão por exames pré-operatórios de fundoscopia, retinografia e exame de pressão do olho. As 200 cirurgias previstas estão agendas para serem realizadas no HSJD na quinta-feira (19/03), a partir das 7h. O procedimento é oferecido aos usuários que procuraram as unidades de saúde e foram selecionados atendendo critérios como idade, gravidade da doença entre outros fatores. Pelo menos 100 pessoas que realizaram a cirurgia no mês passado voltarão a ser operada desta vez para a correção do outro olho. “A incidência da catarata tem uma demanda crescente a partir dos 60 anos e vai diminuindo a acuidade visual, comprometendo a qualidade de vida das pessoas. A cirurgia oferecida é rápida, sem necessidade de internação, e num prazo de um mês a qualidade de vida da pessoa operada melhora”, pontua o gerente de regulação da Semusa, Amarildo Sousa. A estrutura montada para a realização das cirurgias de catarata é de ponta. Todo o procedimento cirúrgico é filmado. Antes as pessoas assistidas passam pela avaliação de um médico anestesista que verifica o nível da pressão arterial e glicose do paciente. De acordo com a Semusa, a realização das cirurgias de catarata tem sido um sucesso. “Das quase 200 pessoas operadas no último mês não houve qualquer tipo de intercorrência devido à cirurgia. Todos os pacientes tiveram uma evolução positiva”, completa Amarildo.