16 MAR 2015
Prefeitos debatem entraves da saúde na AMVI
O prefeito Vladimir Azevedo participou de encontro na Associao dos Municpios Microrregio Vale do Itapecerica (AMVI), no final da tarde da ultima sexta-feira (13/03). Na pauta de discusso estava o Hospital So Joo de Deus e assistncia a sade aos 54 municpios que compem a regio. Participaram da Secretaria Municipal de Sade (Semusa), a diretora de urgncia e emergncia, Cristiane Joaquim, a diretora de regulao, Ins Leo e a gerente de regulao, Amarildo Sousa. De acordo com o presidente da AMVI e prefeito de Iguatama, Leonardo Carvalho, a agenda foi solicitada pelo promotor da Sade, Ubiratan Domingues, para ter conhecimento da real situao que anda o Hospital So Joo de Deus. Infelizmente a situao est muito complicada e vai afetar diretamente todos os municpios da regio, pontuou o presidente da AMVI. A falta de leitos e de atendimentos especializados visto com grande temor por parte dos prefeitos. A ausncia de uma regulao mais eficiente e os problemas gerados pela a judicializao da sade foram apontados pelos gestores municipais como entraves na conduo dos trabalhos da sade nos municpios. O problema verificado no HSJD, bem como outros aspectos verificados na sade da regio, converge para um mesmo ponto em comum: a necessidade de unio dos municpios. Desta forma, podemos articular com o Estado uma proposta de mdio e longo prazo para esta situao catica. Vai demorar um pouco para este quadro ter uma soluo, mas necessrio iniciar esta discusso e aprofundar nela, destaca Leonardo Muniz. O Ubiratan Domingues considera necessria a mobilizao entre os municpios. Esse incio de dilogo concentrado importante para chegar ao Estado e Unio numa medida de buscar um plano de ao efetiva para mudar o cenrio que a regio atravessa, h anos, sobretudo na ateno hospitalar, diz Ubiratan. Outra pauta trabalhar, juntamente com os rgos da justia como a promotoria e Procuradoria Geral do Estado, uma discusso para evitar a judicializao da sade que sobrecarrega os municpios. H mais de um ano Divinpolis tem atuado para manter os servios do Hospital So Joo de Deus. O municpio no se furtou a responsabilidade e manteve conversaes com o Estado a fim de construir condies para que o atendimento no ficasse comprometido. Foi assim, por exemplo, na suspenso dos trabalhos da maternidade. A Prefeitura, juntamente com outras foras, interveio e a situao de desassistncia foi revertida. Agora chegada a hora dos outros municpios tambm se mobilizarem com relao questo do HSJD e a outras situaes que impactam na sade da regio, defende Vladimir Azevedo. O encontro na AMVI contou com prefeitos e secretrios de sade das cidades de Divinpolis, Itana, So Gonalo, Pedra do Indai, Claudio, Pimenta, Iguatama e Carmo do Cajuru.