12 MAR 2015
Prefeitura de Divinópolis notifica Cemig
Municpio solicita a distribuidora a manuteno da rede de iluminao pblica O Prefeito de Divinpolis, Vladimir Azevedo, concedeu uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (11/03) para explicar sobre a iluminao pblica. No encontro com os jornalistas em seu gabinete, Vladimir Azevedo apresentou documentos pedindo a Cemig para corrigir pontos iluminao e detalhou a recomendao do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a distino dos servios. Tambm anunciou a assinatura do edital para contratar a empresa que ficar responsvel pelos servios manuteno da iluminao da cidade. Ainda destacou o consrcio como a alternativa mais vivel para os cofres municipais. Antes de assumir a iluminao pblica, o municpio apontou, em 30 dezembro de 2014, para Cemig, 284 pontos com irregularidades a serem corrigidos. Este volume, de acordo com o Prefeito, a metade da demanda de substituio de lmpadas e outros reparos. A concessionria de energia precisa entregar todos os pontos funcionando ao municpio. Passados 73 dias estamos cobrando da Cemig um posicionamento do que foi arrumado desses quase 300 pontos. Notificamos hoje que substitua as lmpadas de imediato em 48 horas. Espero que ela cumpra sua parte que um problema srio na cidade, explicou o prefeito. Edital O prefeito esclareceu que o edital para iluminao estava pronto para ser lanado em janeiro, no entanto o Tribunal de Contas enviou uma recomendao dividindo os servios em trs licitaes. Estvamos elaborando um edital para os servios manuteno, troca das lmpadas atuais pelas de Led e a expanso de obras de iluminao. No nosso entendimento essas trs questes so complementares, seria gerido no mesmo contrato e estvamos planejando nossas aes neste modelo de edital. Em janeiro, quando o edital seria lanado, o Tribunal de Contas recomendou a diviso dos editais em trs temas. Tivemos que refazer, pois percebemos muitas licitaes em Minas e no Brasil com problemas, destacou. Consrcio Percebendo a dificuldade dos editais no Brasil, o prefeito e a equipe comearam a analisar consrcios para aderir a manuteno da iluminao pblica. Foram pesquisadas em vrias cidades de Minas o valor pago por ponto. De acordo com a tabela, na cidade de Ponte Nova foi encontrado o menor valor R$ 4,92 por ponto. Foram analisados os preos de 12 consrcios no estado. O Prefeito explicou que enviou o projeto aos vereadores sobre a adeso ao consrcio da cidade de Ponte Nova. Pensamos em um caminho seguro, gil e barato. Os vereadores tiveram outro entendimento e, antes de aderir esse consrcio, deveramos fazer uma licitao. Vou acatar a deciso da Cmara mesmo entendendo que vamos gastar mais tempo e ser difcil um preo melhor do que esse. Amanh ser publicado o edital de licitao, afirmou Vladimir. A licitao deve ocorrer nos dias 25 e 26 desde ms para um contrato em abril. O prefeito explicou se o edital tiver o preo mais caro, o consrcio ser o melhor caminho. Se percebemos que a licitao for pior, voltaremos para o projeto que est na Cmara. Vamos manter o projeto em tramitao para esperar o processo licitatrio, destacou. Participaram da entrevista coletiva o presidente da Cmara, Rodrigo Kaboja e o vereador Adilson Quadros. A procuradora adjunta, Taciana Alcntra de Carvalho e o Secretrio de Operaes Urbanas, Dreyffus Bueno Rabello tambm participaram.