05 MAR 2015
Saúde segue vacinando adolescentes contra o HPV
Em vrias escolas de Divinpolis est ocorrendo vacinao contra o papilomavrus humano HPV. Esta campanha ser desenvolvida ao longo de todo o ms de maro e as equipes das unidades de sade iro s escolas vacinar as meninas de 9 a 11 anos, 11 meses e 29 dias. A vacinao nesta quinta-feira (05/03) foi na Escola Hermnia Corgosinho e na oportunidade vo ser vacinadas 75 meninas. A previso da Secretaria Municipal de Sade de Divinpolis (Semusa) que devam ser vacinadas, em Divinpolis, 4.621 meninas. Em 2014, primeiro ano em que a vacinao foi introduzida na rede pblica de sade, a cobertura vacinal na cidade foi de 94%. Bem acima da meta estabelecida pelo o Ministrio da Sade que de 80% de cobertura. necessrio que os pais ou responsveis entendam a importncia desta vacinao para suas filhas que ficaro mais seguras e com proteo contra o cncer do colo de tero pelos sorotipos contidos na vacina, diz Marcela Machado referncia tcnica em imunizao da Semusa. De acordo com informaes do Ministrio da Sade, a vacina contra HPV tem maior evidncia de proteo e indicao para pessoas que nunca tiveram contato com o vrus. Hoje, ela utilizada como estratgia de sade pblica em 51 pases, por meio de programas nacionais de imunizao. Estimativas indicam que, at 2013, foram distribudas cerca de 175 milhes de doses em todo o mundo. A sua segurana reforada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurana de Vacinas da Organizao Mundial de Sade (OMS). Aquelas meninas com 12 anos de idade e menor de 14 (at 13 anos, 11meses e 29 dias) que deveriam ter sido vacinadas na campanha do ano passado tambm podem ser assistidas com a vacinao deste ano e devem procurar sua unidade de sade.