27 FEV 2015
IPTU tem desconto de 7% e sorteio de carro zero KM
Os contribuintes divinopolitanos receberam as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2015 neste ms. O pagamento do imposto pode ser realizado vista ou parcelado em at dez vezes. Para o pagamento vista at 13 de maro os contribuintes recebem o desconto de 7%, alm de concorrer a prmios. Quem optar por pagar parcelado ou conta nica sem desconto a data 20 de maro. As guias tambm podem ser retiradas pelo portal online da Prefeitura www.divinopolis.mg.gov.br no link CIDADO e IPTU 2015. Este ano, a expectativa de arrecadao de, aproximadamente, R$ 36 milhes com o imposto, sendo, deste recurso, 25% distribudo para educao, 15% para sade garantidos constitucionalmente. Em 2014, a arrecadao do foi de 83% do valor lanado: R$ 30 milhes. O Programa IPTU d Prmios continua em 2015, concorrero a prmios os contribuintes que pagarem o IPTU vista (exceto cota-bsica) e cujo imvel de propriedade no tenha qualquer dbito. Sero contemplados dez contribuintes pelo sorteio da loteria federal. O primeiro e segundo recebero, como prmio, um automvel 1.0 zero km, e os oito seguintes recebero, cada um, uma moto 125 cc zero km. Todos os sorteados sero notificados no imvel sorteado, por meio de correspondncia, aps anlise da adimplncia dos mesmos. O Programa IPTU d Prmios comeou em 2013, como forma de incentivo aos contribuintes para realizarem o pagamento vista. No ano de estria, 55% dos contribuintes pagaram o imposto vista, 49,74% destes, com o desconto pelo pagamento antecipado. Com o resultado positivo, o programa continua. Segundo o diretor de Tributos e Arrecadaes, Fernando Ferreira da Silva, o pagamento em dia do imposto essencial para sua aplicao em setores importantes da vida do cidado. Cada centavo que o contribuinte deixa de recolher, deixa de ser aplicado, principalmente na educao e na sade. O municpio no possui um caixa, o seu caixa so as receitas tributrias. Ento, quanto menos ele recebe, menos pode aplicar nestes setores essenciais, aponta Fernando. Dvida Ativa O contribuinte com dvida ativa tem duas formas de resolver a pendncia. Para pagamento a vista o procedimento simples basta retirar a guia atualizada no portal www.divinopolis.mg.gov.br e efetuar o pagamento. Para pagamento parcelado, o contribuinte deve procurar a prefeitura para assinatura do termo de confisso de dvida com o municpio, e negociar as formas de pagamento. Cota bsica Os interessados em obter o benefcio da cota bsica devem procurar o setor de protocolo da Prefeitura, e verificar se atendem aos critrios necessrios: ter um nico imvel; residir nele; o imvel deve ter no mximo 150 metros; renda individual abaixo de dois salrios ou renda do casal inferior a trs salrios mnimos. O diretor Tributos e Arrecadaes, Fernando Ferreira da Silva, explica que, aps a inscrio, os imveis so vistoriados para ver se podem ser enquadrados na cota bsica. Novas pessoas so inclusas como beneficiarias da cota bsica todos os anos. Da mesma forma algumas pessoas saem da condio de beneficirio, como por exemplo, a pessoa adquire outro imvel, aumenta o tamanho do imvel que reside ou tenha algum acrscimo na renda., ressalta Fernando. Para os contribuintes que tiverem dvidas sobre forma de pagamento ou emisso da guia pela internet, foi criado o canal de orientao Disque IPTU, por meio do telefone (37)3229-6528. O canal funciona de segunda a sexta, de 8h s 16h.