16 MAI 2014
Divinópolis mobiliza-se contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Com objetivo de orientar e conscientizar a populao sobre o Combate ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes, a Prefeitura de Divinpolis por meio da Secretaria Municipal de Trnsito e Transportes (Settrans) em conjunto com os Conselhos da Criana e do Adolescente e Conselho Tutelar, promoveram na quinta-feira (15/05), uma blitz educativa nos cruzamentos da Rua Gois com Avenida Paran, e Avenida Antnio Olmpio de Morais e Rua Rio de Janeiro. Por meio de panfletos e orientaes aos motoristas e pedestres, as abordagens foram realizadas pelos agentes da Settrans em conjunto com representantes do Conselho Tutelar, Superintendncia Regional de Ensino do Governo do Estado e 23 Batalho da Polcia Militar. As aes marcam a comemoraes do dia Nacional de Combate ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. O secretrio de Trnsito e Transportes, Simonides Quadros, ressalta a importncia das aes educativas e operacionais da Settrans. A secretaria abraou a causa e importante que a populao, rgos municipais atuem contra esse problema de mbito nacional. A Settrans est participando e contribuindo com as orientaes junto populao, alm de fazer o controle do trnsito durante o percurso da caminhada realizada hoje, com intuito de promover a segurana dos participantes do evento, ressalta. A Conselheira Tutelar, Flvia Rodrigues Flix, alerta a populao quanto violncia sexual praticada contra crianas e adolescentes. Esse crime viola os Direitos Humanos e no se caracteriza apenas com o ato em si, mas tambm com qualquer ato de aliciamento no qual a criana se sinta usada. Quando a criana abusada ela comea ter atitudes e comportamentos diferentes. Portanto, orientamos toda a populao que esteja atenta as crianas e adolescentes quanto ao comportamento deles. Em caso de suspeita denuncie junto ao Conselho Tutelar, explica. Flvia ressalta ainda que est sendo planejado uma ao nas escolas municipais, estaduais e particulares. A data ainda no foi definida, mas adiantamos que iremos promover palestras com os alunos, indicando o que pode ou no acontecer, onde est o inimigo, com objetivo de prevenir e alertar as crianas pontua. O Sargento do 23 Batalho da Polcia Militar, Ronaldo Jardim Nunes, esteve presente nas aes e orientou populao quanto a denncias de explorao. A misso constitucional da Polcia Militar de prevenir crimes e reprimir. Portanto, estamos apoiando blitz, distribuindo panfletos e alertando a populao quanto a esse problema na cidade. Orientamos em caso de denncias, suspeita de abusos sexual contra crianas e adolescentes que a populao acione a PM pelo 190, temos tambm o disque denncia nacional o 100. A denncia segura, e a pessoa no precisa se identificar, explica o Sargento. Guia Escolar - rede de Proteo Infncia Com o tema Faa bonito: proteja nossas crianas e adolescentes, a Semana de Enfrentamento ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e de Adolescentes deste ano, teve incio segunda-feira (12/05) na Cmara Municipal com o Seminrio O nosso olhar pode mudar vidas. A secretria municipal de Educao, Rosemary Lasmar, participou da mesa de abertura do evento. Sandra Figueiredo, ex- diretora escolar, acompanhada de Dr. Juliano, relatou a experincia de um projeto que executou em parceira com a equipe do PSF Belvedere, at 2013, com alunos e profissionais da referida instituio. O projeto tem como objetivo tornar os alunos menos suscetveis a circunstncias indesejadas, e propiciar: a reflexo sobre a problemtica da violncia, estimular a superao de condies adversas, a capacitao da escola, famlia, e de funcionrios do PSF e voluntrios, aprimorar as relaes humanas na escola por meio de espaos coletivos de discusso, fortalecer o protagonismo do aluno, a mobilizao social na linha da no violncia, incentivar projetos de integrao entre escola e comunidade, e buscar espaos de apoio aos alunos em situaes vulnerveis. Uma tarde por semana, a equipe do PSF trabalhava dentro da escola, dando suporte aos profissionais nas demandas apresentadas pelos alunos. O projeto continua no ano de 2014. O foco maior do projeto fortalecer os alunos para que estes sejam protagonistas das prprias aes dentro e fora dos espaos escolares. Ao final do relato, foi proposto aos participantes a implantao de um grupo de estudo do Guia Escolar - rede de Proteo Infncia (Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Ministrio da Educao), marcado para o dia 27/05/14, no horrio de 15h, na Casa dos Conselhos, e aberto a todos os interessados. A campanha encerrada hoje teve o apoio de diversos parceiros e instituies: Ministrio Pblico, Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Secretaria Municipal de Sade (Semusa), Secretaria Municipal de Educao (Semed), 12 Superintendncia Regional de Ensino, Copasa, Secretaria Municipal de Trnsito e Transportes (Settrans) e Cmara Municipal. O telefone do Conselho Tutelar para denncias o (37)3222-7067..