14 MAI 2014
Prefeitura instala novas Academias ao Ar Livre
Divinópolis ganhou esta semana duas novas Academias ao Ar livre, como parte das comemorações dos 102 de Divinópolis. Os equipamentos de ginástica foram instalados em espaços públicos do município visando fomentar a prática regular de atividade física. Para este ano estão previstas outras seis academias nos bairros. Elas têm ganhado cada vez mais as praças da cidade, contribuindo assim para o combate do sedentarismo e ajudando na promoção da saúde da população. No bairro São José, os aparelhos de ginástica chegaram esta semana e foram instalados na Praça da Bíblia. No próximo dia 24, ocorre a inauguração oficial com aulão de ginástica e atividades esportivas a partir das 8h30. O Complexo Gravatá também foi beneficiado pela iniciativa. A academia ao ar livre foi instalada ao lado da Escola de Música Maestro Ivan Silva, mais uma opção de lazer para aqueles que utilizam a pista de caminhada. O benefício já é uma realidade nos bairros Interlagos, Santo Antônio dos Campos, Esplanada , Danilo Passos, Nossa Senhora das Graças , comunidade rural do Buritis e Parque Ecológico Dr. Sebastião Gomes Guimarães (Parque da Ilha), todos contemplados com a mesma estrutura. De acordo com o secretário de Cultura e Esportes, Bernardo Rodrigues, a instalação de academias ao ar livre por toda cidade foi adotada como política pública da Administração Municipal. “O prefeito Vladimir nos lançou esse desafio de instalar as academias ao ar livre e assim a gente tem feito. A gente tem ainda no cronograma imediato mais uma unidade que vai para o bairro Afonso Pena. Ressaltamos que essas duas novas são indicações do deputado estadual Fabiano Tolentino, que vieram para Divinópolis através de convênio da Prefeitura com o Governo do Estado” destacou o secretário. Mais do que disponibilizar os equipamentos esportivos, a Secretaria Municipal de Esportes trabalha para fomentar a utilização aparelhos pela população com a orientação de monitores e instrutores de esporte. “É muito importante que os moradores do entorno, aqueles que frequentam a praça, abracem o projeto, porque não faz sentido apenas uma academia, simplesmente instalada no local, se ela não for utilizada e bem utilizada. Infelizmente, no passado nós tivemos casos de depredação, vandalismo, enfim, pessoas que ao invés de construir e somar, danificam o patrimônio público, que é um patrimônio de todos nós. Mas, aquelas que estavam danificadas já foram consertadas, tem sido utilizadas pelos bairros, e agora, a gente quer exatamente estimular e incentivar isso com orientação na medida em que a gente disponibiliza um profissional para acompanhar e auxiliar os moradores e usuários na prática dessas atividades” pontua Bernardo.