12 MAI 2014
Imunização contra influenza é prorrogada
A 16 Campanha de Vacinao contra Influenza, iniciada em Divinpolis no dia 26 de abril e com trmino previsto para a ltima sexta-feira (09/05), foi prorrogada at o dia 16 de maio devido baixa procura da populao. A meta do municpio atingir no mnimo 80% do grupo de risco, o que corresponde a 48.944 pessoas. Entretanto, apenas 61,5%, cerca de 25 mil pessoas foram vacinadas no municpio. A imunizao gratuita e est disponvel em 29 unidades da rede municipal. O objetivo da prorrogao imunizar idosos, crianas (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, purperas ( mulheres que tiveram filho nos ltimos 45 dias), trabalhadores de sade e portadores de doenas crnicas. Nosso objetivo era ter finalizado a campanha na ltima semana, atingindo a meta no perodo determinado pelo Ministrio da Sade. Ns tivemos que prorrogar a data, e nossa expectativa agora que a populao participe da campanha para atingirmos o mais rpido possvel essa meta mnima, declarou a referncia tcnica em Imunizao, Marcela Machado Santos. No total, at a data prevista para o trmino da campanha, foram vacinadas, 7.655 (66,84%) crianas, 1.502 (54,17%) gestantes, 258 (84,88%) perperas e, 16.064 (65,25%) idosos. Dentro deste nmero, apenas as perperas atingiram a meta mnima de 80%. Marcela ressalta que grande parte da populao deixa para ltima hora e acaba tendo que esperar mais que o necessrio. Na sexta, as unidades de sade estavam lotadas, com filas enormes, porque grande parte do pblico deixou para ltima hora, o que poderia ter sido evitado, j que a campanha est acontecendo desde o dia 26, explica Marcela. A referncia tcnica fez um alerta aos grupos de risco que ainda esto pendentes com a imunizao. A vacina foi prorrogada e a gente pede que as pessoas no deixem para o dia 16, que procurem a unidade de sade mais prxima de casa ao longo da semana, para assim se imunizar com tranquilidade, acrescenta. A profissional ressalta a importncia do pblico alvo se vacinar devido a proximidade do inverno, quando os riscos so ainda maiores. O ideal que com a chegada do inverno, todos os grupos de risco j estejam imunizados. Ento, quanto mais rpido a pessoa se garantir e se proteger, melhor para sua sade, ressalta. A Secretaria Municipal de Sade (Semusa) trabalha para imunizar 100% do pblico alvo. Ns trabalhamos para chegar sempre o mais prximo de 100%, porque se no chegamos a 100%, quer dizer que uma parcela da populao de risco est vulnervel. Ns no trabalhamos para o mnimo, e sim com o mximo, porque assim, teremos uma maior parcela da populao protegida. Prevenir sempre o ideal, ento eu convido a populao para no deixar essa oportunidade passar e se dirigir essa semana as unidades de sade e se proteger, conclui a referncia tcnica.