08 MAI 2014
Congresso da AMM debate a Federação e o pacto das ruas
O prefeito Vladimir Azevedo participou nesta tera-feira (06/05/2014) da abertura do 31 Congresso Mineiro de Municpios, em Belo Horizonte. Ele fez parte da mesa de autoridades como presidente da Frente Mineira de Prefeitos, ao lado do governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, do ex-governador Antnio Anastasia, do presidente da Assembleia, deputado estadual Dinis Pinheiro, do prefeito de Belo Horizonte, Mrcio Lacerda, do anfitrio do congresso, o presidente da AMM, Antnio Carlos Andrada, e de outras autoridades. O evento promovido pela Associao Mineira de Municpios (AMM) rene gestores de todo o estado e aborda a Gesto Municipal: Dilogo, Participao e Transparncia. Com o tema Federao e o Pacto das ruas, o congresso discute temas importantes para a sociedade. Palestras, reunies e conferncias mostram aos gestores municipais ferramentas para promover o desenvolvimento nas cidades, principalmente numa era onde a informao imediata e os movimentos sociais ganharam as ruas do pas. Vladimir Azevedo que tambm integra a diretoria da AMM como tesoureiro, ressaltou a importncia do debate. A gente observa no Brasil cada vez mais uma centralizao de recursos e de descentralizao de servio. E isto reflete muita das vezes na capacidade de resposta e na capacidade de investimento cada vez menor por parte dos municpios. A bomba sempre estoura no colo dos prefeitos tanto em termos polticos emas principalmente em termos judicializados. Na prtica falta dinheiro para investimentos estruturais, para mobilidade urbana, em obras importantes de saneamento bsico, questes de defesa civil, a educao e principalmente a sade. uma luta permanente, um dos pontos principais deste congresso a PEC 29 que determina 10% de investimento na sade por parte da Unio. O Estado coloca 12% e os municpios teriam responsabilidade em 15%. Seria um ponto importante para incio do equilbrio federativo, esclareceu. Para o presidente da AMM a escolha pelo tema Federao e o pacto das ruas foi feita aps as mobilizaes que aconteceram em praticamente todas as cidades do Brasil no ltimo ano. A populao de forma inconsciente gritava nas ruas: Municipalismo J, ressalta. Andrada argumenta essa ideia uma vez que a populao clamava por melhorias na sade, no transporte pblico, na educao, infraestrutura, rede de esgoto e outros problemas de responsabilidade do municpio. Os prefeitos esto h anos reivindicando e fazendo marchas para cobrar recursos e a reviso do pacto federativo para atender as demandas mnimas de seu povo, destaca. Medalha do Mrito Municipalista Durante a abertura, cinco personalidades que atuam em prol do desenvolvimento dos municpios foram agraciadas com a Medalha do Mrito Municipalista Celso Mello Azevedo. Entre eles, o ex-presidente da AMM, ngelo Roncalli, o Secretrio de Estado de Sade de Minas Gerais, Jos Geraldo de Oliveira Prado, o Secretrio de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Rmulo Ferraz, o desembargador do Tribunal de Justia de Minas Gerais, Luiz Carlos Gambogi, o chefe da Polcia Civil de MG, Oliveira Santiago Maciel, o presidente do Tribunal de Justa de Minas Gerais, Joaquim Herculano Rodrigues, e o Procurador geral de Justia de Minas Gerais, Carlos Andr Mariani. Em seguida, ocorreu a cerimnia de abertura da 30 Feira para o Desenvolvimento dos Municpios, importante espao para que os gestores pblicos encontrem solues eficientes para a administrao do seu municpio. AMM lana nova marca Durante a cerimnia, a diretoria da AMM apresentou novidades para o pblico, entre eles o novo portal da AMM, a nova marca da entidade e a criao da Faculdade Municipalista Mineira - FAMM, que faz parte do Instituto de Estudo, Pesquisa e Extenso. O prefeito Vladimir Azevedo tomou posse como conselheiro do novo instituto. A faculdade est com o vestibular agendado para o ms de junho e conta com os cursos de administrao e direito focados na gesto municipal. O prefeito Vladimir faz parta da direo do Instituto, e da direo da AMM. Tudo isto pelo trabalho municipalista, inclusive na Frente Mineira de Prefeitos, ele foi escolhido por unanimidade para integrar a direo do Instituto e ajudar na organizao do trabalho que lanado hoje. Ser a primeira faculdade municipalista do pas, para dar suporte acadmico ao trabalho tcnico j realizado pela AMM", destacou o presidente Antnio Carlos Andrada.