05 MAI 2014
Prefeitura amplia cobertura da Estratégia de Saúde da Família no município
A Prefeitura de Divinpolis d mais um passo importante para dobrar a cobertura da Estratgia de Sade da Famlia (ESF) no municpio, como parte das aes do Sistema Integrado Municipal de Sade Sim Sade. Nesta segunda-feira (05/04), o prefeito Vladimir Azevedo anunciou o incio dos trabalhos de trs novas equipes de sade na regio de Santo Antnio dos Campos (Ermida), Belo Vale e Rancho Alegre. Na primeira etapa de implantao do novo modelo assistencial, a populao ser cadastrada pelos profissionais. Cada equipe de ESF composta por 1 mdico, 1 enfermeiro, 2 auxiliares de enfermagem e 5 agentes comunitrios de sade (ACS). Cada grupo ser responsvel pelo atendimento de 3.500 a 4.000 pessoas. A Estratgia Sade da Famlia (ESF) o modelo assistencial da Ateno Bsica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um territrio restrito e desenvolve aes de sade a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades de sua populao. O modelo da ESF busca favorecer a aproximao da unidade de sade das famlias; promover o acesso aos servios, possibilitar o estabelecimento de vnculos entre a equipe e os usurios, a continuidade do cuidado e aumentar a capacidade de resolutividade dos problemas de sade mais comuns, produzindo maior impacto na situao de sade local. Para o prefeito Vladimir Azevedo, o Sim Sade vem se consolidando como estratgia de reorganizao das Unidades Bsicas de Sade e de toda a rede assistencial de Divinpolis, em consonncia com as Diretrizes da Poltica Nacional da Ateno Bsica. Nos primeiros 30 dias do Sim Sade ns vimos que acertamos no caminho, estamos na rota certa, mas claro, que temos dias dificultosos, pois no fcil inverter uma cultura que est alicerada h dcadas. No apenas na viso dos trabalhadores, mas tambm dos usurios do sistema que estamos aprimorando pontuou o prefeito. Ainda de acordo com o chefe do Executivo, a inovao das Unidades Especiais de Ateno Sade (UEAS), com horrio de atendimento populao de 18 s 22h, apresenta balano positivo. No primeiro ms de funcionamento, mais de 3 mil pessoas foram atendidas nas unidades do Niteri, Ipiranga, So Jos e Central. Ressalta-se ainda o cenrio diferenciado, em que Divinpolis enfrenta uma epidemia de dengue, sobrecarregando o atendimento ambulatorial na UPA 24h Padre Roberto. Estamos firmes, com uma agenda de trabalho dinmica, em sintonia com os governos estadual e federal nesse enfrentamento da dengue, buscando recursos para enfrentar todas essas dificuldades. Na ltima sexta-feira, estivemos na Secretaria de Estado da Sade para debatermos quanto implantao do Samu em Divinpolis, a construo da sede da Central de Regulao do Samu na rea que eu j disponibilizei para termos, o mais rpido possvel, esse servio reiterou Vladimir. A converso das unidades convencionais ao modelo de Estratgia de Sade da Famlia continua. Com a criao da unidade modelo em Ermida, a partir de hoje, o processo de converso estende-se aos bairros Campina Verde, Planalto e Nossa Senhora das Graas, com a montagem de novas equipes e realizao de reunies comunitrias com os usurios das unidades. Em Ermida, o atendimento de 7h as 19h ocorre aps o cadastramentos da populao local, identificando as demandas de sade atravs de um perfil epidemiolgico. Durante esse ms de maio, a populao continua sendo atendida normalmente pela equipe tradicional, que ser posteriormente deslocada para reforar outras unidades informa o secretrio municipal de sade, David Maia. Em campo, os profissionais responsveis pelo cadastramento dos usurios reforaram a importncia do aumento do nmero de equipes de ESF. O paciente sente mais confiana ao ver o mdico e a equipe de sade visitando a sua casa e isso fortalece o vnculo e a ateno que vai receber. Outra situao conhecermos onde essas pessoas vivem, pois muitas doenas esto relacionadas s condies de higiene do ambiente em que se vive. As pessoas muitas vezes ocultam essas condies e s vezes prejudica na hora de fazer um diagnstico correto. Sem dvida, esse contato direto vai melhorar muito completa Sixto Vladimir Garcia, cubano e mdico h 26 anos. Ex-ferrovirio, Alvair Daniel, 67 anos, recebeu com alegria os profissionais devidamente identificados em sua casa, no primeiro dia de cadastramento. Toda mudana que acontece pra melhor muito bom. A gente sente mais segurana s de saber que a gente pertence a um gruo de sade e vai ter uma assistncia melhor, isso muito importante garante o morador de Ermida. A visita Ermida contou com a presena do presidente da Cmara Municipal, Rodrigo Kaboja, presidente da Comisso de Sade do Legislativo, vereador Edimilson Andrade, vereadores Eduardo Print Jnior e Dr. Delano, diretor da UPA Padre Roberto, Marco Aurlio Lobo, a diretora da Ateno em Urgncia e Emergncia, Cristiane Silva Joaquim, a diretora de Ateno Primria, Mariangela de sousa Alvarenga e o interventor do Hospital So Joo de Deus, Geraldo Couto.