22 ABR 2014
Settrans promove ações educativas sobre uso de cadeirinhas em veículos
Com o objetivo de conscientizar os pais sobre a obrigatoriedade do uso de dispositivos de segurana para o transporte de crianas em veculos, a Prefeitura de Divinpolis, por meio da Secretaria Municipal de Trnsito e Transportes (Settrans), promove a partir desta tera-feira (22/04) vrias aes educativas como parte do Projeto Settrans na Escola. Nesta tera-feira, agentes de trnsito percorrero as escolas municipais So Geraldo e Herbert de Souza e o Centro Municipal de Educao Infantil (Cmei) Douglas Miguel Vilela. Durante as aes, os condutores so orientados quanto necessidade do uso correto dos dispositivos de segurana previsto na Resoluo 277, do Conselho Nacional de Trnsito (Contran). A norma estabelece o uso de quatro tipos de dispositivos, de acordo com a idade da criana: o beb-conforto (desde a sada da maternidade at um ano); cadeirinha (de um a quatro anos); assento de elevao (de quatro a sete anos e meio); e at os dez anos sempre no banco de trs e todos com o cinto de segurana, conforme instrues do fabricante. A educadora de trnsito, Consuelo dos Santos Toldo, orienta os pais quanto instalao correta do dispositivo. No banco traseiro o dispositivo beb conforto deve ser instalado voltado para o vidro traseiro, com leve inclinao, preso ao cinto de segurana. As tiras devem ficar ajustadas ao corpo da criana, com um dedo de folga. A cadeirinha deve ser instalada de frente para o painel, tambm no banco traseiro, presa pelo cinto de segurana. J o assento de elevao deve ser usado com o cinto de segurana de trs pontos, para que passe pelo centro do ombro, do peito e sobre o quadril. J para as crianas de sete anos e meio a dez anos, poder usar apenas o cinto de segurana, porm no banco traseiro. Os pais devem observar se a criana consegue apoiar as costas por inteiro no encosto e dobrar os joelhos na borda do banco. Assim, o cinto passar pelo centro do ombro e quadril, ressalta. Consuelo ainda orienta que os dispositivos devem estar de acordo com o peso e altura das crianas, conforme as instrues dos fabricantes. Desde abril de 2012, todos os dispositivos de segurana a venda no pas devem vir, obrigatoriamente, com um selo de segurana do Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Inmetro). Os pais devem sempre verificar a certificao do equipamento e a forma correta de instalao, explica. De acordo com a educadora, 31% da populao adulta brasileira que transporta crianas em veculos no utilizam os dispositivos de segurana. Os dados foram colhidos em uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha, em agosto de 2012, encomendada pela ONG Criana Segura e Associao Brasileira de Produtos Infantis (Abrapur). Em Divinpolis isso tambm se confirma, conforme observado pelos agentes de trnsito que desenvolvem o Projeto Settrans na Escola, que orienta e fiscaliza condutores nas entradas e sadas dos alunos confirma Consuelo. Para a profissional, a conduta dos condutores fundamental para evitar possveis acidentes. Em casos que a criana fica inquieta e reluta em ficar no equipamento, principalmente no caso de viagens mais longas, uma boa dica fazer algumas paradas. uma forma da criana no se incomodar com o equipamento, devido ao longo perodo de uma viagem. Sempre usar o dispositivo adequado idade da criana, e tambm em caso de resistncia, sempre conversar com a criana, orientando que a cadeirinha est sendo usada para garantir a segurana em caso de um acidente, completa. Outra dica oferecer brinquedos para que a criana se distraia no percurso. O banco de trs o local mais seguro do carro para transportar a criana. No caso de caminhonetes de cabine simples, o equipamento pode ser instalado desde que o banco seja afastado ao mximo do painel, e se o veculo tiver o airbag o mesmo deve ser desligado. Caso a caminhonete tenha apenas dois assentos, a orientao transportar somente o motorista e a criana. A educadora faz ainda um alerta aos pais. Em caso de acidente de carro, mesmo em velocidade reduzida, um adulto no ser capaz de proteger a criana segurando-a no colo. J foi comprovado atravs de testes que uma criana no colo no est segura. Por exemplo, uma criana que pesa 10kg, em um acidente a uma velocidade de 50km/h, ir atingir um peso aproximado de 500kg. Essa criana solta no colo dos pais corre o risco de ser arremessada no pra-brisa do carro, alm de se machucar, tambm atingir o passageiro da frente. Portanto, o uso do bebe conforto, cadeirinha e assento de elevao a nica forma segura de transporte de crianas em veculos, explica. A Settrans informa aos condutores de veculos sobre a penalidade em caso de descumprimento da legislao artigo 168 do Cdigo de Trnsito Brasileiro (CTB), que prev infrao gravssima com multa de R$191,54, mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitao (CNH). Dispositivos de segurana O selo de identificao da conformidade do Inmetro possui o nmero do organismo certificador- OCP, norma NBR 14400:1999, nmero de autorizao e nmero de srie do selo. Os pais tambm podem consultar o site: www.inmetro.gov.br para confirmar se o produto realmente tem a certificao. Mais informaes podem ser obtidas pelo telefone: (37) 3222-1102.