15 ABR 2014
Intervenções no trânsito garantem acesso rápido e seguro à UPA 24h
A Secretaria Municipal de Transito e Transportes (Settrans) trabalha permanentemente para garantir populao o acesso rpido e seguro Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h Padre Roberto Cordeiro, no bairro Ponte Funda. Desde a abertura da nova unidade de sade, vrias intervenes de trnsito esto sendo realizadas com objetivo de readequar o fluxo de veculos no local, incluindo tambm a implantao de linha de transporte coletivo circular. Cartazes informativos foram afixados em todos os 162 veculos referentes ao Sistema Integrado Municipal de Sade - SIM Sade. Para atender essa nova demanda, 30 veculos do transporte coletivo deslocam-se at as proximidades da UPA, provenientes de todas as regies da cidade, identificados atravs do letreiro luminoso (UPA 24h). A medida visa garantir a mobilidade urbana e facilitar a identificao dos nibus que trafegam prximo a nova unidade de pronto atendimento. Alm dos 30 veculos, outros dez nibus da linha intermunicipal reforam o transporte coletivo na regio. A empresa atende com oito nibus fixos e mais dois nibus reforos com espao de tempo de 15 minutos nos horrios de pico e 30 minutos, fora o horrio de pico. A criao do nibus circular mais uma ao adotada para facilitar o acesso dos usurios unidade. O nibus circular Centro/UPA 24 horas Padre Roberto est em fase experimental e j percorre as Avenidas Bom Sucesso, Dolores de Aguiar, Gabriel Passos, segue pela rua Gois, em seguida pela avenida Getlio Vargas, Praa da Catedral, Av, 1 de Junho, Gois, Av. Paran, Pernambuco, retornando Av. Getlio Vargas, passando pela Gois, avenidas Gabriel Passos e Dolores de Aguiar , e pela rua Jesus Jota. De acordo com a Settrans, a implantao da linha circular est em fase experimental e em caso de segundo deslocamento, o tempo para os usurios realizarem a integrao temporal ser de 30 minutos, somados ao tempo restante da viagem do primeiro deslocamento. Respeitando este prazo, o usurio ter desconto de 50% na tarifa cobrada no segundo deslocamento. Aos domingos e feriados, no ser cobrada a tarifa pela segunda viagem. Somente os usurios que estejam utilizando o carto eletrnico DIVPASS podero usufruir dos benefcios da integrao no segundo deslocamento. Entende-se como tempo de viagem, o lapso temporal de minutos/hora, computado desde a abertura da viagem no ponto inicial da linha, at o seu ponto final. Pavimentao A implantao da nova unidade de sade na regio indica um intenso fluxo de veculos e a Prefeitura apresentou comunidade as adequaes previstas neste novo sistema virio. De acordo com a proposta, em toda a sua extenso, o direcionamento da avenida Jesus Jota ser mo nica, no sentido Centro / Carmo do Cajuru. Nesta primeira etapa, a avenida Bom Sucesso no sofrer grandes alteraes, apenas um quarteiro ser transformado em via de mo nica com o objetivo de destinar o fluxo do trnsito da avenida Dolores Aguiar Jesus Jota, recentemente asfaltada. Aps acessar a Jesus Jota, o condutor ter opo de permanecer na via at a UPA ou se dirigir Avenida Bom Sucesso, com opo de trfego nos dois sentidos. Muito alm das mudanas no sentido de algumas vias, a Prefeitura trabalha com obras de pavimentao e complementao de calamentos de diversas ruas na regio. O cruzamento da Avenida Bom Sucesso com Avenida do Trabalho, por exemplo, ganhar sinalizao semafrica, proporcionando um trnsito mais seguro. As vias recebero sinalizao refletiva, redutores de velocidade e sinalizao especial da rea escolar, atendendo a demanda de 1.400 alunos da Escola Estadual Lauro Epifnio. Aes de educao no trnsito, como blitz educativas e mobilizaes nos bairros, tambm so estratgias j programadas pela Settrans. O projeto de reestruturao do trnsito na regio Sudeste tambm conta com obras de asfaltamento na Jesus Jota, em fase conclusiva, correes em outras vias, como as ruas Mateus Leme, Rosa Viterbo, Nilo Maciel, Argentina e Chile, dentre outras, alm da implantao definitiva de placas e sinalizao estratigrfica. Aps a concluso das obras ser instalado um ponto de txi rotativo em frente unidade. As ruas da cidade tambm ganharam faixas indicativas e informativas em pontos estratgicos sobre o acesso e funcionamento da nova unidade de pronto atendimento. As faixas contemplam as ruas e avenidas da regio Central e ainda as entradas da cidade orientando o acesso mais adequado aos cidados que desejam se dirigir unidade, conforme a localizao de cada usurio. Os usurios quem trafegam pela Avenida JK, por exemplo, tem como rota ideal a passagem pelos bairros Niteri e Mangabeiras. No bairro Esplanada, o fluxo de veculos foi direcionado UPA passando pelos bairros Antnio Fonseca e Nossa Senhora das Graas. Pela regio Central, o melhor acesso pela Rua Gois, passando pelo Porto Velho. As ruas Gois, Pernambuco, Primeiro de Junho, Getlio Vargas, Bom Sucesso, Magalhes Pinto, entre outras vias.