14 ABR 2014
Unidade II do HSJD empreende melhorias na estrutura física
Aps a implantao do Sistema Integrado Municipal de Sade - SIM Sade -, a unidade II do Hospital So Joo de Deus, no centro de Divinpolis, vem aprimorando continuamente sua estruturao fsica. O espao, que j conta com importante padro de assistncia hospitalar e equipe adequada de atendimento, agora desdobra esforos para fazer todas as adequaes remanescentes. A unidade possui mais de 800 metros quadrados, e abriga 11 salas, uma sala de emergncia, uma de isolamento, e toda a parte de estrutura de apoio, com guarda de material, farmcia, alm de sala de reunies e dormitrio. De acordo com o interventor do Hospital So Joo de Deus, Geraldo Couto, com o objetivo de garantir o mesmo nvel de qualidade que j promove na assistncia, a unidade II do HSJD atende, no apenas s exigncias da Vigilncia Sanitria, como tambm s necessidades para um hospital de 50 leitos. Ela est chegando prximo do seu ideal. Para atender a Vigilncia Sanitria, colocamos, no mximo, cinco leitos em cada enfermaria. Ento, estas adequaes foram feitas em relao assistncia. Outras so de ordem estrutural, falta ainda um telefone, uma parte de tecnologia, de interligao de sistema que ns temos no So Joo de Deus ao da segunda unidade, alguma coisa em relao pintura, a parte fsica, estrutural mesmo, como retirar algumas divisrias. Estas esto sendo feitas gradativamente, disse. Toda a equipe do So Joo de Deus, de enfermagem, de assistncia e servios, est aqui. uma estrutura a distncia, um novo esquema de planto. O Hospital So Joo de Deus no iria, em hiptese alguma, iniciar qualquer coisa que no tivesse o padro da assistncia do hospital, enfatizou o interventor. Clnica mdica e ortopedia so as principais especialidades da nova unidade do HSJD que, atualmente, conta com 100% de ocupao. Na sexta-feira (11/04), dos cinquenta pacientes internados, apenas nove aguardavam cirurgia. Equipe completa de enfermagem, com oito pessoas trabalhando por turno, que inclui trs mdicos que passam no hospital trs vezes ao dia, e um plantonista 24 horas. Vrios exames tambm podem ser feitos no local. Temos 100% de taxa de ocupao, com grande rotatividade, porque ns temos vrios pacientes na UPA 24 horas para serem internados. Aps cada alta que damos, j buscamos internar outro paciente imediatamente, explicou. Para os exames que ainda no podem ser feitos aqui, como tomografia e outros mais elaborados, os pacientes so transferidos at a unidade principal do Hospital, onde realizam o exame, e voltam aqui para dar continuidade ao pr-operatrio, explicou Geraldo Couto. Para atendimento dos pacientes clnicos, dependendo da necessidade, so enviados para a unidade II do HSJD profissionais cardiologistas, nefrologistas e cirurgies.