11 ABR 2014
Vladimir assina convênio para edição do ‘Inverno Cultural’ em Divinópolis
O prefeito Vladimir Azevedo assinou na manh desta sexta-feira (11/04/14) na Universidade Federal So Joo del-Rei (UFSJ), campus Centro-Oeste, convnio com a diretoria da Universidade e o deputado federal Jaime Martins, para a realizao da 27 edio do Inverno Cultural, sendo a segunda apresentao em Divinpolis. O prefeito Vladimir lembrou que a parceria do Municpio com a UFSJ se d de vrias formas, como na sade, ensino e parte cultural. Comeamos no ano passado e queremos deixar como tradio como um legado de nossa passagem pela prefeitura a aquisio do Inverno Cultual para Divinpolis. Est sendo preparada uma grande semana, com oficinas, shows e eventos. Ns somamos o nosso oramento e com isso mobilizamos toda a comunidade cultural. Teremos uma Divinpolis melhor e mais feliz, j que a cultura cumpre esse papel fundamental, ressaltou. O evento foi confirmado para a segunda quinzena de julho, entre os dias 24 e 30, com apresentaes na Praa da Catedral, Teatro Municipal Usina Gravat e Escola Municipal de Msica. Muito importante e fundamental o apoio do Municpio de Divinpolis nesta realizao. O inverno cultural tem preparao de forma carinhosa e profissional. Alm de mostrar os destaques musicais estaduais e nacionais, o objetivo valorizar os artistas locais, afirmou a reitora da UFSJ, Valria Kemp. O Inverno Cultural um festival de arte e cultura promovido pela UFSJ, realizado desde julho de 1.988. A programao que ainda elaborada deve mostrar de oito a dez apresentaes de mdio porte e duas de grande porte. So apresentaes sem nenhum custo para que for participar, totalmente de graa, j nas oficinas ser cobrado um valor simblico, finalizou a reitora. O deputado federal Jaime Martins, confirmou durante a solenidade de assinaturas, que est destinando R$ 400 mil atravs de emenda individual, para organizao do evento. Nesta parceria universidade, prefeitura e com o apoio dos nossos recursos, a gente espera um evento de qualidade, com a participao coletiva. Ser uma semana bastante intensa, e a gente trabalha para que no futuro tenhamos 15 dias de atividades, que seria o formato ideal para Divinpolis, falou. Para o secretrio de cultura Bernardo Rodrigues, o evento construdo em parcerias pensando na identidade local. A gente concilia um evento que traz uma oportunidade de acesso para grandes espetculos, oficinas importantes e ao mesmo que abre espao para bandas locais. E a prefeitura com uma parceria significativa com os espaos e parte da programao que vai ser viabilizada com os projetos Boa Praa e Rua do Rock, destacou. As oficinas culturais que sero colocadas a disposio so: Arte educao, plstica, visuais, musicais, teatro, literatura e especiais. O objetivo oferecer mecanismo que proporcione a formao e aprimoramento artstico e cultural da comunidade, especialmente das classes menos assistidas. Estiveram presentes, o vice-prefeito Rodrigo Resende e os vereadores, Dr. Delano, Marquinho Clementino e Careca da gua mineral.