11 ABR 2014
Treinamento é ministrado aos candidatos a Agentes Comunitários de Saúde
A Prefeitura de Divinpolis, por meio da Secretaria Municipal de Sade (Semusa), realiza at o prximo dia 15 de abril, a segunda etapa do concurso para eleio de novos Agentes Comunitrios de Sade (ACS). O curso introdutrio tem carter eliminatrio e ministrado por enfermeiros da equipe de Estratgia de Sade do municpio, diariamente de 18h s 21h30, na Escola Estadual Dona Antnia Valadares, situada avenida Sete de Setembro, 669 Centro. No total 20 candidatos recebem a capacitao composta pelos contedos propostos na Portaria n 2.527 de 19 de outubro de 2006, entre eles esto: ateno bsica no contexto das polticas pblicas de sade e as estratgias de implementao; atuao interdisciplinar e participao popular; processo de trabalho das equipes; organizao dos sistemas locais de sade com nfase no planejamento de base territorial; sade do adulto, da criana, do adolescente, da mulher e sade do homem. O Agente Comunitrio de Sade (ACS) trabalha em conjunto com a equipe de Estratgia de Sade da Famlia (ESF), principalmente da enfermeira, por meio da realizao de visitas s famlias de sua comunidade com o objetivo de detectar e encaminhar as pessoas doentes, alm de orientar e executar aes preventivas das doenas encontradas. Cada ACS tem sob sua responsabilidade 750 pessoas, nmero que corresponde a aproximadamente 200 famlias, cabe a ele notificar o caso do paciente a equipe de sade, para que a mesma elabore um planejamento de aes direcionado a necessidade apresentada. Os candidatos selecionados integraro as ESF, a qual atende ao modelo de reestruturao das tradicionais unidades de sade para ESF, estabelecido no Sistema Integrado Municipal - SIM, a fim de melhor atender a populao. A apoio tcnico e referencia da Ateno a Sade, Ins Alcione Guimares, destacou a importncia desses profissionais. Como parte integrante das estratgias da ESF, os agentes comunitrios de sade so hoje indispensveis a qualquer proposta de mudana de modelo assistencial. Ao final do curso de formao, os candidatos sero avaliados atravs de uma prova objetiva composta por 40 questes de mltipla escolha, referente aos contedos aplicados durante as aulas. Como critrio de avaliao o candidato deve obter media maior ou igual a 70 pontos. Nossa expectativa que todos os candidatos sejam aprovados e possam atuar em nossa equipe, para melhor atender a populao atravs dessa nova estratgia finaliza Ins.