25 NOV 2013
Prefeitura integra Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal
A Prefeitura de Divinpolis, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), oferece mais uma importante contribuio na criao de canais de comunicao entre a administrao pblica e o cidado. Mediante atuao da Diretoria de Arrecadao e Tributos, a fazenda pblica municipal integrar o Ncleo de Apoio Contbil e Fiscal (NAF), instrumento que, em Divinpolis, conta com a parceria entre a Receita Federal e Curso de Cincias Contbeis da Faculdade de Cincias Econmicas, administrativas e Contbeis de Divinpolis (Faced). De acordo com o diretor de Arrecadao e Tributos do municpio, Fernando Ferreira da Silva, o municpio vem colaborar com o projeto, levando conhecimento a acadmicos do curso de Cincias Contbeis da Faced sobre as ferramentas de gesto pblica do municpio pertinentes s reas fiscal e contbil. de grande valia a participao municpio, porque ele vem fomentar a comunidade, principalmente a sociedade acadmica no ramo especfico de cincias contbeis, contribuindo para a formao destes jovens, e, ao mesmo tempo, atravs do NAF, alcanando aquele contribuinte com menos acessibilidade a sistemas e at a conhecimento e informao, ressaltou. Durante palestra a estudantes do Curso de Contbeis da Faced realizada na ltima semana, Fernando Ferreira ressaltou que a capacitao dos estudantes nas reas pertinentes fazenda pblica municipal, dar subsdio para que o NAF cumpra seu papel com a sociedade. Alm de melhorar a formao do aluno, o municpio vem somar com este programa do NAF, junto receita federal e receita estadual, mostrando populao e aos estudantes as ferramentas que o municpio disponibiliza para o cidado, e que muitas das vezes, as pessoas no buscam ou no operam por desconhecimento. A populao, a sociedade, o municpio, a instituio de ensino e o mercado ganham, pois estes futuros profissionais, hoje, alunos de Cincias de Contbeis, vo chegar mais preparados para prestar melhor servio aos contribuintes, declarou. Os acadmicos podero auxiliar os cidados que procurarem o NAF sobre como utilizar as ferramentas disponibilizadas no site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br), e ter acesso a servios, como emisso de certido negativa, emisso de guia de IPTU, consultar dvidas sobre IPTU no link pra perguntas e respostas, alm de preencher formulrio de ITBI, entre outros. O NAF O NAF visa trazer cidadania s comunidades e treinamento aos estudantes do curso de Cincias Contbeis da Faced, estimulando o conhecimento contbil e fiscal atravs da prtica. Para isto, em Divinpolis, conta com a parceria da Receita Federal, Receita Estadual, por meio da Administrao Fazendria, e da Diretoria de Arrecadao e Tributos do municpio. O Ncleo possibilita ainda auxiliar as pessoas de baixa renda no entendimento e soluo dos problemas de ordem contbil e fiscal, alm de integrar os acadmicos com o mercado, por meio da relao entre a instituio e as fazendas pblicas parceiras. Os alunos participantes so selecionados por meio de processo seletivo realizado pela coordenao do curso de Cincias Contbeis juntamente com professor orientador. O atendimento populao totalmente gratuito, sendo realizado no prprio Ncleo, localizado Rua 3 de Outubro, 50 Centro.