25 NOV 2013
Comitê debate novas ações de mobilização e combate à dengue
Realizada na ltima sexta-feira (22/11), no anfiteatro da Secretaria Municipal de Sade (Semusa), mais uma reunio do Comit Gestor Municipal de Enfrentamento Dengue. Participaram do encontro o presidente do Conselho Municipal de Sade, Ronaldo Maurcio do Carmo, o referncia em Endemias da Superintendncia Regional de Sade, Eulino Veloso, diretor da Associao Comercial, Industrial, Agropecuria e Servios de Divinpolis (Acid), Alexandre Calmon, representante do Tiro de Guerra 04-019, Sargento Franco, servidora da Secretaria Municipal de Educao (Semed), Maringela Guimares, equipe de Vigilncia Epidemiolgica, servidores da Ateno Primria, profissionais do setor de sade, alm de representantes da Polcia Militar, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais. A diretora de Vigilncia Ambiental, Celina Pires, abriu a reunio apresentando as aes de combate doena no municpio. Entre os avanos, foram destacados a capacitao de agentes para controle do vetor e o aumento do nmero de unidades de referncia para atendimento aos pacientes, de uma para seis unidades de sade: Central, So Jos, Ipiranga, bom Pastor, CSU e Niteri. Foram apresentados os resultados do Levantamento de ndice Rpido do Aedes aegypti - LIRAa, realizado no perodo de 29/10 a 01/11. Neste diagnstico, foram visitados 5.090 imveis e o ndice de Infestao mdio do municpio foi de 1,1%, que significa um parmetro de risco mdio para epidemia ou situao de alerta de acordo com o Ministrio da Sade. O resultado aponta que 91,4% dos focos encontrados do mosquito da dengue estavam dentro das residncias e 8,6% nos lotes vagos. Entre os tipos de recipientes com focos, 40,6% estavam no lixo (plsticos, garrafas, latas, sucatas e entulho); 29,7% em vasos/pratos de planta e bebedouros de animais; 20,3% em depsitos fixos, como por exemplo, sanitrios em desuso, calhas, lajes, piscinas, caixas de passagem, ralos e fontes ornamentais; 4,7% em caixa d gua, tambor e tanque e 4,7% em pneus. Muito alm do controle do mosquito transmissor na cidade, Celina Pires ressalta a preparao do sistema de sade para atender adequadamente os pacientes infectados. Ns buscamos envolver os atores que fazem a interface pblica e poltica para atuar no enfrentamento da dengue. A Secretaria de Sade no consegue fazer o trabalho sozinho e, sem parcerias, no conseguimos fazer esse controle. Conhecer bem a rotina, desenvolver o plano de contingncia e saber como encaminhar o paciente muito importante para evitar que pessoas morram, declara. A realizao de mutires de limpeza tambm foi mais uma ao comemorada. Na regio sudeste, a ao dos agentes resultou na remoo de 6.970 quilos de recipientes nos bairros. Na regio Norte, a equipe estar no dia 30/11; na Nordeste no dia 07/12 e nas regies Oeste e Central no dia 14/12. Os nmeros da doena em Divinpolis chamaram a ateno dos participantes. Em 2013, 6 mil casos da doena foram confirmados, entre eles, quatro casos graves e duas mortes. No Brasil, o aumento de casos de dengue chegou a 171%, de 545.163 em 2012 para 1.476.917 neste ano. A reunio tambm trouxe a oportunidade dos membros do Comit esclarecerem dvidas e apresentarem sugestes de aes de apoio ao trabalho preventivo e de conscientizao dos moradores. Mesmo com o encerramento do calendrio escolar, previsto para 20 de dezembro, a Semed promete atuar nas escolas no incio do perodo letivo, envolvendo pais, alunos e educadores. Encontros itinerantes, envolvendo lideranas comunitrias, associaes e conselhos, tambm integraro a agenda de trabalho do comit. O grupo ser ampliado com a participao de representantes de outras entidades e organizaes pblicas e privadas. Uma campanha educativa tambm est prevista no cronograma de atividades. Atiradores do Tiro de Guerra 04-019 confirmaram apoio na realizao dos mutires de limpeza nos bairros, parceria estabelecida junto Defesa Civil neste perodo chuvoso e que conta com 70 jovens. O ncleo empresarial tambm promete reforar a divulgao das aes e o alerta nas empresas, abordando funcionrios e o pblico externo. Por duas vezes, Alexandre Calmon foi vtima da doena e sabe o quanto a preveno importante. Ns temos a Acid como um veculo de comunicao com o empresrio e os comerciantes, pelo qual podemos conscientiz-los sobre a importncia da preveno dengue em nossa cidade. Ns vimos que o maior foco est dentro de casa e, se todos colaborarem, teremos uma resultado proveitoso, garantiu o diretor.