22 NOV 2013
Conselho facilita destinação de recursos ao Fundo da Criança e Adolescência
O Conselho Municipal de Defesa da Criana e do Adolescente (CMDCA) traz mais uma importante iniciativa, com o intuito de ampliar a captao de recursos a entidades ligadas assistncia social e garantia de direitos de crianas e adolescentes do municpio. Todo o processo de destinao de parte do Imposto de Renda devido de pessoas fsicas e jurdicas interessadas em contribuir com o Fundo para a Criana e Adolescncia (FIA), a partir de agora, pode ser feito atravs do Conselho. Para ser um investidor do FIA e ter acesso facilitao deste servio, o interessado deve ligar para o Conselho Municipal da Criana e do Adolescente, no telefone (37) 3221-9922, e agendar um horrio para que seja visitado pelo profissional do Conselho. Segundo o presidente do CMDCA, Eduardo Rivelly, o Conselho, empresrios, contadores, pessoas fsicas e mesmo servidores pblicos municipais so orientados pelo Conselho, que se responsabiliza por todo o processo administrativo necessrio para a doao ao Fundo. O Conselho orienta os novos investidores com base no histrico do imposto de renda, calcula quanto pode ser doado, realizar ou facilita o depsito atravs do documento de arrecadao, e ainda oferece o comprovante da doao para que o investidor receba a restituio junto Receita Federal, disse. Muitos dos interessados fazem a doao diretamente ao Fundo, mas explicamos tambm aos interessados que a destinao pode ser feita a uma entidade especfica. Se assim desejarem os doadores, acionamos esta mesma entidade para colaborar neste processo administrativo de destinao dos recursos, salientou. Mudana facilita destinao para FIA Segundo a diretora de Oramento, Cybele Silva Machado, atualmente, o investidor do FIA destinar at 1% (pessoa jurdica, pelo lucro real) e at 6% (pessoa fsica, no modelo completo) do imposto de renda devido. O prazo at 31/12 de cada ano. J a pessoa fsica pode destinar parte de seu imposto devido, a ser verificado na elaborao de sua declarao (at 30 de abril do ano seguinte). O limite de deduo de pessoa fsica continua sendo de 6%, mas o contribuinte que optar pela destinao no momento da declarao poder deduzir em at 3%, limitado aos 6% totais. O FIA um recurso especial destinado a aes de atendimento criana e ao adolescente em risco pessoal e social. Regulamentado pela Lei Federal n 8.069/90, tem como funo normatizar, implantar e executar as polticas de garantias de direitos das crianas e dos adolescentes. O gestor dos recursos, no municpio, o conselho dos direitos da criana e do adolescente, formado por representantes do poder pblico e da sociedade civil organizada. As doaes so aplicadas em projetos sociais pblicos ou privados, que possibilitem a recuperao, tratamento ou readaptao de crianas e jovens. Os recursos so aplicados em projetos de proteo e defesa dos direitos de crianas e adolescentes em situao de risco ou vulnerabilidade, na proteo contra a violncia, explorao sexual, em projetos de combate ao trabalho infantil e ainda que promovam a profissionalizao de adolescentes, alm de orientao, apoio sociofamiliar e medidas socioeducativas.