21 NOV 2013
Divinópolis discute agricultura familiar em seminário
O 3 Seminrio da Agricultura Familiar, organizado pela Prefeitura de Divinpolis, por meio da Secretaria Municipal de Agronegcios, recebeu cerca de 150 produtores rurais, quinta-feira (21/11), no auditrio da Federao das Indstrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Regional Centro-Oeste, com trs palestras sobre os temas: programas institucionais, formas de diversificar a produo, cuidados com alimentos e permanncia no campo com gerao de renda. O evento resumiu-se em orientarmos os produtores rurais a inserir-se em programas que a Prefeitura tem oferecido, disse o vice-prefeito Rodrigo Resende. Grande parte da agricultura familiar absorvida pelo municpio com destinao ao Restaurante Popular e outras entidades. A primeira palestra, abordagem do Programa Nacional de Alimentao Escolar PNAE, foi ministrada por Nilson Srgio Pereira, presidente da Associao dos Produtores da Agricultura Familiar de Divinpolis APRAFAD. Paulo Marius, secretrio municipal de Agronegcios, disse que aproximadamente 40% da alimentao escolar vm da agricultura familiar local, e, enquanto a Lei n 11.947/2009 exige que 30% da alimentao escolar sejam da agricultura familiar, Divinpolis apresenta ndice de at 42% e alm. O produtor rural produz alimentos saudveis frescos entregues no dia de colheita que beneficiam mais de 100 escolas com quase 17 mil alunos sob nutrio saudvel, disse Marius. Como 25% das crianas esto com sobrepeso, a alimentao saudvel comear dentro das escolas importante. Alberto Amaral, engenheiro Agrnomo da Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural de Minas Gerais EMATER, disse que fruticultura atividade apropriada ao produtor rural, e regionalmente temos o tipo de agricultor. Amaral justificou que, proporcionando grande atendimento ao agricultor, agricultura com fruticultura atividade que precisa ser desenvolvida regionalmente porque a maioria das frutas consumidas no municpio vem de fora, e, ao produzir alimentos localmente, o produtor tem comrcio aqui. A segunda palestra, ministrada por Rodrigo Amaral, chefe de Abastecimento e Compra da Secretaria de Agronegcios, discutiu o tema Programa de Aquisio de Alimentos PAA, e, na terceira palestra, Afrnio Augusto Gabelha, engenheiro agrnomo do Instituto Mineiro de Agropecuria IMA, debateu o uso de agrotxico e a regulamentao. Para tratar de fruticultura, o palestrante seguinte foi Juscelino Rabelo, engenheiro da EMATER.