20 NOV 2013
Projeto Educação para o Trânsito conscientiza estudantes sobre o trânsito seguro
O ms de novembro marca o encerramento do projeto Educao para o trnsito nas escolas, como parte das aes desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trnsito e Transportes (Settrans). A visita as unidades escolares busca conscientizar estudantes e educadores sobre a importncia dos cuidados no trnsito. O projeto teve incio em 2008 e realizado de fevereiro a novembro por oito agentes de trnsito. Em cada escola, uma didtica pedaggica diferente, adequada ao ambiente e a faixa etria dos participantes. Com atividades ldicas, os profissionais tem trabalhado com alunos entre 2 e 7 anos. Durante a ao, eles participam de contao de histrias infantis adaptadas que abordam questes sobre as regras de segurana no trnsito. Momento de integrao entre a equipe e as crianas, e com histrias divertidas como O Chapezinho Vermelho, Os Trs Porquinhos e as Frias de Juca. A transitolndia mais uma atrao divertida para a garotada, uma cidade mirim, com ruas, semforos e placas de sinalizao, destinada a educar e preparar as crianas em idade escolar para a rotina diria no trnsito. Os alunos percorrem todo o espao obedecendo sinalizao semafrica e orientaes quanto a passagem de pedestres na faixa, a preferncia nas vias e proibio de uso de celular ao dirigir. Para os adolescentes so ministradas palestras e vdeos com intuito de criar uma interao entre os jovens e os agentes. Ao final da apresentao, outras orientaes so repassadas e os estudantes podem tambm tirar dvidas. De acordo com a educadora de trnsito da Settrans, Consuelo dos Santos Toledo, as crianas e adolescentes aprendem como funciona o sinal de trnsito (tanto para os motoristas quanto para os pedestres), como atravessar na faixa, uso adequado do cinto de segurana e uso seguro do transporte escolar. J nas empresas o foco voltado para o lado informativo, como a demonstrao de estatsticas de acidentes de trnsito entre outras abordagens. Atravs dessas aes possvel sensibilizar a populao a cumprir normas e regras de circulao nas vias para que futuramente ns tenhamos um trnsito mais seguro, ressalta a educadora. A profissional destaca que o projeto vem apresentando bons resultados. Conscientizamos e orientamos a populao sobre a importncia da cidadania no trnsito e as escolas reconhecem a importncia deste trabalho contnuo de educar as crianas e enriquecer o conhecimento dos alunos nas salas de aula. As diretorias das escolas nos enviam cartazes com agradecimentos dos alunos, e para ns, muito importante esse reconhecimento completa. O projeto atende alunos das redes pblica e particular de ensino, alm de empresas e instituies. O trabalho desenvolvido, prioritariamente, nas escolas municipais e segue com calendrio prprio ao longo de todo o ano. Escolas estaduais, particulares e empresas que tenham interesse em promover palestras educativas sobre trnsito podem solicitar o agendamento via ofcio junto a Settrans, pelo e-mail transito@divinopolis.mg.gov.br, ou pessoalmente na secretaria, Rua Esprito Santo, 257, Centro. As solicitaes tambm podem registradas no Setor de Protocolo da Prefeitura (Guich 1), Rua Pernambuco n 60. Outras informaes podem ser obtidas atravs do telefone (37)3222-1102.