19 NOV 2013
Saúde promove mutirão contra a dengue no próximo sábado
A Secretaria Municipal de Sade (Semusa), meio da diretoria de Vigilncia em Sade Ambiental realiza no prximo sbado (23/11), a partir das 8h, a segunda etapa do mutiro de limpeza contra a dengue na Regio Sudoeste, que compreende 34 bairros, entre eles, Bela Vista, Belvedere, Catalo, Jardim das Accias, Jardinpolis, So Judas e Esplanada. O objetivo da ao envolver e sensibilizar a populao sobre eliminao de depsitos que possam acumular gua com intuito de evitar o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue. Com sada na Praa Elizeu Zica, no Bairro So Jos, 33 agentes de sade e nove caminhes iro percorrer 25.533 residncias. Nos dias que antecedem a ao, a populao receber em casa informaes sobre o mutiro, alm de sacos plsticos para acondicionar os depsitos, que devem ser colocados em locais visveis s esquinas para serem recolhidos. O primeiro mutiro da dengue ocorreu no dia 09/11 (sbado) na regio Sudeste da cidade. Foram recolhidos 6.970 quilos de lixo em toda a regio, que abrange os bairros Naes, Ponte Funda, Santa Rosa, Dona Quita, Sagrada Famlia, Dona Rosa, Vila das Roseiras, Jusa Fonseca, Paraso, Novo Paraso, So Bento, Terra Azul, Costa Azul, Maria Peanha, Quinta das Palmeiras, Santa Tereza, Mar e Terra, Cidade Jardim, Nova Holanda, Nossa Senhora de Lourdes, Aeroporto, Santos Dumont, Santa Lcia, Padre Eustquio, Mangabeiras, Maria Helena, Vale do Sol, Davanuze, Interlagos, Nossa Senhora das Graas, Antnio Fonseca e Chcaras Belo Horizonte. Nos 32 bairros, foram percorridos 23.094 imveis, nmero equivalente a uma cobertura de aproximadamente 40 mil habitantes. Quarenta e seis pessoas estiveram envolvidas na ao, incluindo 24 agentes de sade, supervisores, motoristas e atiradores do Tiro de Guerra. Dez caminhes foram empregados na ao. Parte do material recolhido, como reciclveis, foi doado para a Associao dos Catadores de Divinpolis (Ascadi). O aterro controlado tambm recebeu parte do material. De acordo com a Celina Pires, apoio tcnico em Vigilncia em Sade, a participao da populao imprescindvel para o sucesso do mutiro e, consequentemente, para o controle da doena. O mutiro s funciona se houver a participao de todos, se cada um recolher os depsitos de gua de sua residncia. Combater a dengue ato de cidadania e mobilizao social, destacou Celina. O terceiro mutiro acontecer no dia 30/11, na regio Norte. Esto previstas aes no dia 07/12, na regio Nordeste; 14/12 na regio Oeste; e 21/12 na regio Central.