18 NOV 2013
Seminário de Regulação discute melhoria no acesso de usuários ao sistema de saúde
Com o objetivo de melhorar o acesso dos usurios rede de sade por meio do aprimoramento do sistema de sade, a Prefeitura de Divinpolis iniciou na manh desta segunda-feira (18/11), o I Seminrio da Diretoria de Regulao, com o tema O complexo regulador e as redes de ateno sade. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Sade (Semusa), ocorre no Teatro Municipal Usina Gravat, e rene profissionais de sade do municpio, alm de representantes da Diretoria de Regulao, Superintendncia Regional de Sade e da Secretaria Municipal de Sade de Belo Horizonte. Segundo o secretrio municipal de Sade, Drcio Abud Lemos, o seminrio busca melhorar o atendimento em sade de Divinpolis, mas contempla ainda outros 54 municpios. A regulao faz o trabalho de receber os pacientes da macrorregio oeste e direcion-los para os prestadores de servios, alm de regular esses pacientes ou servios tambm em Divinpolis, para que haja o conforto, encaminhamento e atendimento rpido de todo paciente, disse. Isto acontece porque a regulao atinge os servios dentro da Semusa, para a populao de Divinpolis, mas tambm outros municpios, pois Divinpolis sedia a micro e macrorregio oeste, explicou. Para a superintendente regional de Sade, Kenia Carvalho Damsio, a regulao colabora para a criao de mecanismos eficientes para garantir o acesso justo dos pacientes rede de sade. Este evento vem fomentar a discusso de regulao, que a responsvel por viabilizar o acesso do usurio ao SUS, aos hospitais, ao servio de sade. O municpio de Divinpolis traz uma ao de regulao para discusso, fazendo um vnculo muito interessante com a questo da ateno primria sade, que tambm de extrema importncia, declarou. A ideia estabelecer fluxo em que a ateno primria entenda dos processos de regulao e a regulao conhea e entenda os processos de ateno primria. Isso premissa de rede de ateno sade, pois quando a gente une os pontos, independentemente de que rea seja, a gente comea a trabalhar em rede, com resultados muito mais efetivos para populao como um todo, apontou. De acordo com a diretora de Regulao, Maria Ins Ribeiro Leo, a proposta do seminrio dar entendimento ao municpio e, por meio da Superintendncia Regional de Sade, aos municpios que acompanham a regio ampliada de sade de Divinpolis. O seminrio vem mostrar para todas as diretorias e para a populao de maneira geral, atravs de suas representatividades, a insero da diretoria de regulao no modelo assistencial proposto atualmente por esta gesto para a Secretaria de Sade, pois a diretoria de regulao que promove o acesso do usurio aos procedimentos ambulatoriais e hospitalares de mdia e alta complexidade, salientou. O Seminrio traz temas, como: Insero da Diretoria de Regulao ao modelo de ateno sade proposto para o municpio de Divinpolis, A ateno primria e o complexo regulador descentralizado, e O complexo regulador descentralizado e seu papel como orientador do acesso s redes de assistncia a sade. Da abertura do evento, participaram ainda o vice-prefeito Rodrigo Resende, o gerente de Regulao, Amarildo de Sousa, alm de representante da Cmara Municipal. O Teatro Usina Gravat est localizado rua Vereda Dr. Waldemar Rausch, 213, Santa Clara. Mais informaes podem ser obtidas pelo telefone (37) 3229-6807. Programao seminrio para perodo da tarde 13h30 14h: Apresentao artstica 14h 15h30: Apresentao II A ateno primria Palestrante: superintendente regional de Sade de Divinpolis, Knia Silveira Carvalho A ateno primria e o complexo regulador descentralizado 15h30 16h: Caf 16h 17h30: Apresentao III A importncia do Complexo Regulador Palestrante: gerente da Central de Marcao de Consultas do Municpio de Belo Horizonte, Dr Zeila de Ftima Abro Marques O complexo regulador descentralizado e seu papel como orientador do acesso s redes de assistncia a sade.