18 NOV 2013
Centro de Saúde promove ação contra diabetes e câncer de próstata
Nesta quinta-feira (14/11), comemora-se o Dia Mundial da Diabetes. Para celebrar a data, a Prefeitura de Divinpolis, por meio do Centro de Sade do bairro Naes, organizou uma ao de esclarecimento populao sobre a doena. Diversos profissionais da Secretaria Municipal de Sade (Semusa) e parceiros tambm promovem, com toda a comunidade, aes relacionadas ao Novembro Azul, informando a populao sobre a preveno ao cncer de prstata. O objetivo da ao conjunta alertar a populao sobre o impacto destas doenas, e buscar um diagnstico precoce. No local, a comunidade recebe, gratuitamente, orientaes sobre preveno e tratamento. Uma equipe atende, do lado externo do Centro de Sade, os usurios que desejem fazer o teste de glicemia, alm de orient-los sobre a diabetes. A comunidade ainda pode aferir presso arterial e verificar peso e altura. A Associao de Combate ao Cncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom) tambm integra a ao e atende, em um consultrio itinerante, os homens que desejem se informar sobre sintomas, preveno e importncia de se fazer os testes que diagnosticam o cncer de prstata, foco do Novembro Azul. Profissionais do Servio de Assistncia Especializado (SAE) tambm se integram nesta iniciativa, na parte interna do Centro de Sade, aplicando testes rpidos de HIV, sfilis e de hepatites B e C. Segundo a referncia de Gesto do Centro de Sade Naes, PACS Santa Rosa e PSF Sagrada Famlia, Telma Alves Pinto, a ao voltada ao diabetes pretende, ainda, funcionar como uma busca ativa de possveis portadores da doena. A gente est contando com volume grande de pessoas, pois divulgamos atravs do trabalho dos agentes comunitrios de sade, que vo de casa em casa e tambm dentro da unidade de sade, em salas de espera. So muitos bairros atendidos. Queremos formar um grupo de preveno da Diabetes, para aproximar e atender tambm o nosso diabtico que esteja distante da unidade, salientou. O tcnico de enfermagem da equipe de Preveno e Rastreamento da Acccom, Altair de Oliveira, ressalta que a parceria da instituio com a Semusa colabora na difuso das aes do Novembro Azul relacionadas preveno ao cncer de prstata. Atendemos um convite da Semusa para falar sobre a preveno do cncer de prstata, dentro do Novembro Azul, que a campanha voltada ao pblico masculino. Infelizmente, um pblico que no procura auxlio, e, quando o faz, geralmente a doena j est em estgio mais avanado, alertou. Com esta parceria, hoje, estamos orientando atravs do posto itinerante, entregando materiais informativos e esclarecendo dvidas, para tentar fazer com que o homem cuide mais da sua sade, explicou. A previso de que as equipes atendam a comunidade at 16h, neste evento idealizado pela unidade de sade do Naes, Programa de Agente Comunitrio de Sade (PACS) Santa Rosa e Programa Sade da Famlia (PSF) do bairro Sagrada Famlia.