14 OUT 2013
Semusa participa da II Oficina Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional
A convite do Ministrio da Sade, a nutricionista da equipe de apoio tcnico da Diretoria de Ateno Sade, Juliana Mara Flores Bicalho, participou da II Oficina Nacional de Vigilncia Alimentar e Nutricional (VAN) realizada em Braslia nos dias 25 e 26 de setembro. A representante da Secretaria Municipal de Sade (Semusa) foi a nica referncia municipal convidada do Estado de Minas Gerais. A Oficina realizada pela Coordenao Geral de Alimentao e Nutrio (CGAN) do Departamento de Ateno Bsica (DAB) do Ministrio da Sade teve como objetivo avaliar e discutir o Manual de Vigilncia Alimentar e Nutricional, que est em processo de construo, e a nova proposta dos formulrios de marcadores de consumo alimentar. De acordo com a nutricionista da equipe de apoio tcnico da Diretoria de Ateno Sade, Juliana Mara Flores Bicalho, o convite para participar da oficina um reconhecimento pelo Ministrio da Sade das experincias municipais que visam construo de instrumentos factveis na prtica dos municpios. importante perceber que o Ministrio da Sade quer ouvir os profissionais dos municpios. E que eles podem contribuir no fortalecimento da Vigilncia Alimentar e Nutrio no Brasil. Alm disso, ser representante municipal de Minas Gerais um importante reconhecimento, tanto pessoal quanto profissional, destaca a nutricionista. A Oficina contou com 80 participantes, entre Referncias Estaduais de Alimentao e Nutrio dos 26 estados e do Distrito Federal; representantes da Coordenao Geral de Alimentao e Nutrio, da Fundao Osvaldo Cruz e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; alm das Referncias Municipais de Alimentao e Nutrio convidadas de 15 municpios do Brasil com experincia em Vigilncia Alimentar e Nutricional. Segundo a nutricionista, a participao na oficina foi produtiva e proporcionou a troca de experincias com outros municpios e Estados do Brasil. A participao na oficina foi muito proveitosa e os contatos com as referncias tcnicas dos municpios e estados iro gerar muitos bons frutos para Divinpolis. Um dos intuitos da Oficina foi reforar que os profissionais atuantes na ateno bsica e gestores do SUS compreendam e reconheam a VAN como parte da organizao na ateno integral sade. As aes de vigilncia em sade se inserem no cotidiano das equipes, integrando os processos de trabalho, planejamento, programao, monitoramento e avaliao em territrio nico de atuao. A articulao destas estratgias poder produzir um conjunto de indicadores de sade e nutrio que devero orientar a formulao de polticas pblicas e tambm de aes locais de ateno nutricional, explica a nutricionista. Juliana Mara referncia tcnica das atividades e programas de alimentao e nutrio. Atua frente da Vigilncia Alimentar e Nutricional (VAN), que tambm integra as aes do Projeto Estruturador "Cultivar, Nutrir e Educar" da Secretaria de Estado, que tem, entre seus objetivos, realizar a chamada nutricional dos escolares da rede estadual de educao de Divinpolis.