09 OUT 2013
Prefeito anuncia sistema de videomonitoramento no transporte coletivo
O prefeito Vladimir Azevedo, acompanhado do vice-prefeito Rodrigo Resende, apresentou nesta quarta-feira (09/10), durante reunio da Associao Comunitria para Assuntos de Segurana Pblica (Acasp), o sistema de videomonitoramento dos veculos do transporte coletivo urbano de Divinpolis. As cmeras foram instaladas em 40 dos 158 nibus que circulam pela cidade. At o final do ano, todos os veculos sero equipados. Cada veculo recebeu quatro cmeras: uma no painel do veculo (monitora porta dianteira e parte inicial do carro), uma prxima ao motorista, outra no para-brisa dianteiro (monitora todo o itinerrio) e uma prxima roleta (monitora restante do veiculo, inclusive porta traseira). De acordo com o prefeito Vladimir Azevedo, a inovao estar disposio das foras de segurana pblica, possibilitando a identificao de criminosos e contribuindo na preveno criminalidade. mais uma inovao que coloca o nosso sistema de transporte coletivo na vanguarda do sistema nacional. At o ano que vem, ns teremos 100% da frota com acessibilidade para cadeirantes; e isso representa uma frota ecologicamente correta em que cada nibus polui menos que uma moto. Temos uma frota nova, um sistema de transporte coletivo licitado, j colocamos a integrao a custo zero como anunciamos e, agora, trazemos essa boa nova que a segurana nos nibus coletivos, destacou o prefeito. De acordo com representante da concessionria do transporte coletivo, Felipe Carvalho, foram investidos R$500 mil na implantao do sistema, beneficiando cerca de 80 mil usurios por dia. O monitoramento ser ps-operao, no qual o sistema de carto recolhido ao final do expediente e feito o monitoramento. Sem ocorrncias, o material ser arquivado por sete dias e, em caso de ocorrncia, por tempo indeterminado. As cmeras registram toda movimentao antes e depois da roleta de nibus, o itinerrio externo para um eventual acidente, desvio de itinerrio e, at mesmo, identificao de alguma pessoa que esteja entrando no nibus ou criminoso, alertou. Atendimento populao de rua Durante a reunio da Acasp, o prefeito Vladimir Azevedo assinou o Termo de Cooperao Tcnica, celebrado entre a Prefeitura, Associao dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom) e a Associao Filantrpica Assistencial aos Carentes de Divinpolis (Asfaced), visando o acolhimento da populao de rua. O documento estabelece o planejamento das aes, gesto e assistncia aos moradores de rua, em conformidade com o Sistema nico de Assistncia Social (Suas). Entre outras aes previstas para a segunda quinzena deste ms, a iniciativa prev um abrigo e o treinamento das equipes de assistncia ao pblico-alvo. um imenso trabalho porque toda poltica pblica com moradores de rua foi reordenada no Brasil. Ento, instalaremos, primeiro, um servio de acolhimento com oito vagas dando fluxo para as pessoas que moram na rua. Aquelas que moram fora da cidade, ns vamos tratar como migrantes, e outras que so de Divinpolis sero acompanhadas pelos Cras e Creas. Ento, muito mais um incio de articulao da rede, em parceria com a Adefom, que se responsabiliza pela gesto dos recursos humanos, e a Asfaced, que se responsabiliza pelas aes na rua, mais perto dessas pessoas e buscando uma ressocializao, ressalta. Ainda de acordo com o Secretrio, uma campanha educativa tambm ser promovida para evitar a doao de esmolas. Teremos tambm uma campanha para diminuir a doao de esmolas na cidade. Ns temos, hoje, uma poltica pblica clara para quem realmente necessita, seja do Restaurante Popular, servios de assistncia social, Bolsa Famlia, entre vrios outros servios. Enfim, as pessoas no devem fazer doao de esmola nas ruas, e faremos campanha para orient-las, defende Paulo Prazeres.