08 OUT 2013
Prefeito Vladimir entrega Plano Diretor ao Poder Legislativo
O prefeito Vladimir Azevedo protocolou na tarde desta segunda-feira (07/10) o Projeto de Lei Complementar N004/2013 que estabelece o Plano Diretor Participativo do Municpio de Divinpolis. Acompanhado do presidente da Fundao Educacional de Divinpolis - Funedi/Uemg, Professor Gilson Soares, o chefe do Executivo esteve na sede do Legislativo para entregar a pea propositiva aos vereadores, responsveis por analisar a proposta que visa, entre outros objetivos, promover o desenvolvimento do municpio nos aspectos fsico, social, econmico e administrativo. O ato foi acompanhado pela equipe de governo, representantes da sociedade civil organizada e delegados eleitos durante os debates sobre plano. Com seis ttulos e 65 pginas, o projeto apresenta os princpios e objetivos gerais do Plano Diretor Participativo, diretrizes de desenvolvimento, organizao territorial, instrumentos da poltica urbana e da gesto democrtica da cidade. Doze audincias pblicas regionais com a participao da comunidade foram realizadas durante um ano de trabalho de elaborao do Plano Diretor, fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Funedi/Uemg. O Plano Diretor um marco no planejamento do municpio, principalmente na ocupao territorial, na lgica de gesto ambiental, como tambm diretriz para as aes sociais e econmicas nas reas de governo como um todo. Fizemos esse planejamento a quatro mos, com a Funedi/Uemg, mas acima de tudo uma construo coletiva dentro do que ns entendemos que so as diretrizes para levar Divinpolis do sculo 21, a uma cidade desenvolvida, progressista, e, sobretudo, equilibrada socialmente e ambientalmente defendeu o prefeito Em seu pronunciamento, Gilson Soares destacou que o Plano Diretor foi elaborado, de forma participativa, pela Prefeitura, Cmara e comunidade. A metodologia que usamos foi colocada pelo Estatuto da Cidade, lei federal que disciplina o processo de planejamento em uma metodologia participativa. A elaborao do Plano Diretor de cada cidade no vinculada ao Legislativo ou ao Executivo simplesmente, deve ser uma discusso com a populao como um todo, em que a mesma pronuncia sobre que cidade ns queremos e o que queremos planejar. As propostas abrangeram todos os setores e com aspectos muito fortes na gesto democrtica, em que o Conselho da Cidade passa a ter conhecimento de todo o processo Legislativo e Executivo, tendo um controle da ocupao fsica e territorial destaca Gilson Soares. O prefeito Vladimir Azevedo foi recebido na sede do Legislativo por 11 dos 17 vereadores. O presidente Rodyson Kristnamurti afirmou que os vereadores pretendem contribuir ao projeto apresentado. Foi muito importante a participao do povo divinopolitano, dando clareza e transparncia no processo. A Cmara vai reunir todos os documentos tcnicos e buscar uma harmonia, trabalhando o mais rpido possvel para que a matria seja apreciada no plenrio um planejamento do que ns queremos para os prximos anos e o Poder Legislativo vai ter a oportunidade de estudar caso a caso e dentro da prerrogativa que temos de legislar vamos tentar melhorar o projeto garantiu o presidente.