26 AGO 2013
Aberta a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Teve incio na manh desta segunda-feira (26/08) e prossegue at sexta-feira, (30/08) a Semana Interna de Preveno de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizada pela Prefeitura de Divinpolis, por meio da Comisso Interna de Preveno de Acidentes (Cipa) com o apoio da Cipa da Empresa Municipal de Obras Pblicas (Emop). Esto previstas diversas atividades de promoo sade e bem-estar fsico e mental dos servidores pblicos. A Norma Regulamentadora n 5 (NR 5) prev a realizao anual da Sipat como uma das atribuies da Cipa, com objetivo de promover a integrao entre os servidores e aes que propiciem melhores condies de segurana para o trabalhador. A abertura da programao ocorreu no ptio da Prefeitura, com a celebrao de uma missa pelo Padre Geraldo Menezes, da Parquia So Jos Operrio. O vice-prefeito, Rodrigo Rezende, a presidente da Cipa, Eliane Tavares, o presidente da Cipa da Emop, Ramos Martins de Jesus e dezenas de servidores participaram da solenidade de abertura. Aps a celebrao foi realizado o Mutiro de Sade com orientaes sobre a sade do trabalhador, assessoria jurdica, segurana no trnsito e corte de cabelo gratuito aos servidores. A ao social, com o apoio dos alunos do curso de enfermagem do Cecom, ofereceu ainda aos servidores preveno sade do homem e da mulher e aferio de presso arterial. De acordo com o vice-prefeito, Rodrigo Rezende, as atividades da Cipa so de extrema relevncia para o aprimoramento das condies de segurana do trabalhador. extremamente importante este simpsio realizado pela Cipa, pois revela o papel fundamental que todos ns temos na preveno de acidentes. As atividades que sero desenvolvidas durante a semana uma forma de orientar os colaboradores em sua sade fsica e mental, ressalta Rodrigo. Para o presidente da Cipa da Emop, Ramos Martins de Jesus, o contedo da semana colaborar para o trabalho cotidiano dos trabalhadores. O trabalho da comisso continua durante todo o ano e a Sipat uma semana em que realizamos atividades com os servidores, com palestras de orientao, aes sociais com intuito de promover a sade deles. Portanto, os funcionrios que trabalham expostos ao trnsito e a condies que merecem um cuidado especial tm a oportunidade de conhecer o trabalho que feito e conscientizar quanto a importncia da preveno para sua prpria sade, salienta Ramos. O motorista, Vantuil Jos Dias Santos servidor pblico h 40 anos e ressalta a importncia das atividades que sero desenvolvidas durante a semana, um trabalho louvvel de ateno aos servidores. Todas as palestras e aes que sero realizadas orientam os profissionais de todos os setores para que possamos trabalhar com segurana, declarou Vantuil. De acordo com a presidente da Cipa, Eliane Tavares o objetivo orientar e conscientizar os trabalhadores sobre preveno e cuidados com a sade e segurana no trabalho, como o uso de equipamentos de proteo individual. importante que se faa um trabalho de preveno, pois nada adiantaria se o acidente vier acontecer. A orientao para que os servidores trabalhem com cuidado e ateno. O que percebemos que o trabalho realizado pela Cipa com a colaborao dos funcionrios tem gerando bons resultados, destaca Eliane. Confira a programao da Sipat: Tera-feira (27/08) No Ptio da Prefeitura, s 7h, ser realizada uma palestra sobre Materiais perfuro cortantes, ministrada por Valria da Conceio da UFSJ. A partir das 7h30, na sede da Secretaria Municipal de Sade (Semusa) ser realizado o Mutiro de Sade com Ao Social que levar aes e servios como: aferio de presso arterial, orientaes da sade do trabalhador, jurdica e segurana no trnsito; corte de cabelo, preveno sade do homem e da mulher. Neste dia foram convidados especialmente os servidores das secretarias de Sade e de Cultura. Quarta-feira (28/08) Palestra sobre Segurana no Trabalho ministrada por Marley Batista Braga, s 7h, no ptio da Prefeitura. A partir das 7h30, na sede da Secretaria Municipal de Educao (Semed) ser realizado o Mutiro de Sade com Ao Social que levar aes e servios como: aferio de presso arterial, orientaes da sade do trabalhador, jurdica e segurana no trnsito; corte de cabelo, preveno sade do homem e da mulher. Neste dia foram convidados especialmente os servidores das secretarias de Educao e de Trnsito e Transporte. Quinta-feira (29/08) Palestra sobre Primeiros Socorros ministrada por Manoel dos Reis Morais, integrante do Corpo de Bombeiros s 7h, no Ptio da Prefeitura. A partir das 8h, no 7 andar da sede da Prefeitura, ser realizado o Mutiro de Sade com Ao Social que levar aes e servios como: aferio de presso arterial, orientaes da sade do trabalhador, jurdica e segurana no trnsito; corte de cabelo, preveno sade do homem e da mulher. Neste dia foram convidados especialmente os servidores que trabalham no prdio da Rua Pernambuco. Sexta-feira (30/08) Encerramento da Sipat no Ginsio Poliesportivo, s 15h, com palestra de motivao pessoal sobre o tema Voc o remdio ministrada por Tony Carvalho. Servidores de todas as secretarias so convidados a participar. So parceiros na realizao da Sipat 2013: Secretaria Municipal de Sade, Secretaria Desenvolvimento Social, Secretaria de Trnsito e Transportes, Secretaria de Obras Pblicas, Secretaria de Esporte e Juventude, Universidade Federal de So Joo del Rei, Associao de Combate do Cncer do Centro-Oeste de Minas, Centro de Referncia da Sade e Segurana do Trabalhador (Cresst), Sala Verde, Cecom, Hospital So Joo de Deus, Corpo de Bombeiros e Cmara Municipal.