12 SET 2013
Noite da Poesia comemora 25 anos nesta sexta
A solenidade de comemoração dos 25 anos da Noite da Poesia é nesta sexta-feira (13/09), às 20h, na Sala de Multimeios Adélia Prado na Biblioteca Municipal Ataliba Lago. A 1ª Noite da Poesia foi realizada no dia 19 de setembro de 1988, na Escola Municipal de Música, que se localizava na Rua São Paulo, esquina com a Av. 1º de Junho. A ideia de se realizar uma noite de poesia foi do poeta João Carlos Ramos, mas quem apresentou a sugestão ao então presidente da Fundação Municipal de Cultura, Domingos Diniz, e ao então diretor da Escola de Música, Augusto Fidelis, foi o poeta Sebastião Bemfica Milagre, durante o lançamento do livro “O Espelho”, na boate do Divinópolis Clube, em agosto daquele ano. Augusto Fidelis, que procurava atrações para movimentar a Escola de Música, ofereceu para organizar o evento no educandário. À medida que os demais poetas foram chegando à boate, como o próprio João Carlos, Aparecida Nogueira e Áurea Venâncio, o movimento ganhou corpo. Na primeira noite, o salão de ensaios da banda municipal de música ficou abarrotado de gente, até a escada que dava acesso ao local. Estavam presentes o prefeito Aristides Salgado e a primeira dama Cecília Guimarães, a secretária de Educação, Teresinha Rabelo, presidente da Fumc, Domingos Diniz, e Adélia Prado. Juntamente com os professores da escola, Augusto Fidelis preparou algumas apresentações musicais, café e pão de queijo. Naquela noite, Sebastião Milagre foi o último a declamar. Quando terminou, perguntou para a plateia: “Quantos meses faltam para terminar a administração de Aristides Salgado?” Os presentes responderam em coro: “Três meses: outubro, novembro e dezembro”. Ao que Sebastião retrucou: “Então vamos fazer noite da poesia outubro, novembro e dezembro”. Foi muito ovacionado. Augusto Fidelis continuou organizando o evento, sempre no primeiro sábado de cada mês, até março de 1990, quando saiu da direção da Escola de Música, apesar de ter continuado colaborando com a nova diretora da Casa, Conceição Amaral. Em 1991, Conceição foi substituída por Maria Augusta de Carvalho Mesquita, e, logo em seguida, a Escola de Música mudou-se para o complexo Gravatá. A partir daí a Noite da Poesia foi interrompida, só retornando a partir de 14 de março de 1994 (aniversário de Castro Alves), quando Augusto Fidelis assumiu a presidência da Fundação Municipal de Cultura. Foi por ocasião dessa retomada que Augusto Fidelis encomendou a Saulo Felix o desenho ampliado da face de João Carlos Ramos, Aparecida Nogueira, Áurea Venâncio e Sebastião Bemefica Milagre para decorar o Centro de Artes, onde a noite passou a ser realizada toda primeira segunda-feira de cada mês, e apresentou os quatro como fundadores da Noite da Poesia, para mostrar que a Noite da Poesia não era ideia sua, mas de um grupo de pessoas das mais respeitadas da comunidade. Augusto Fidelis ficou na presidência da Fumc até dezembro de 1996, mas continuou coordenando o evento no Centro de Artes até fevereiro de 1999, quando foi transferido para a Diretoria de Comunicação. A partir daí, a coordenação da Noite da Poesia passou a ser exercida por Mauro Eustáquio Ferreira. A partir de 2001 o evento passou a ser realizado na Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, onde se mantém. “A coordenação da Ação Cultural da Biblioteca não alterou as características do evento, apenas procurou dinamizar e valorizar ainda mais a promoção. Continua sendo um espaço democrático para os escritores e declamadores mostrarem suas produções literárias e a de grandes poetas, além da participação musical dos músicos da nossa cidade e região”, explicou a coordenadora da Biblioteca Municipal Ataliba Lago, Geisa Greco. A Noite da Poesia é realizada toda 1ª sexta-feira do mês, às 20 horas, na Sala de Multimeios Adélia Prado, Av. Sete de Setembro, 1160, centro. Para comemorar os 25 anos, a Noite da Poesia será especial com participação de Simone Xavier na voz e violão.