10 SET 2013
Settrans prepara atividades da Semana Nacional de Trânsito
A Prefeitura de Divinpolis deu incio aos preparativos para a Semana Nacional de Trnsito que acontece de 18 a 25 de setembro. A Semana caracterizada por uma srie de eventos e aes educativas promovidas por rgos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trnsito. O tema da campanha deste ano Dcada Mundial de Segurana no Trnsito 2011-2020: lcool, Outras Drogas e Segurana no Trnsito - Efeitos responsabilidades e escolhas. Em Divinpolis, campanhas educativas e palestras nas escolas marcam a programao de atividades de conscientizao. De acordo com a Secretaria de Trnsito e Transporte (Settrans), os agentes e a equipe de educao no trnsito estaro empenhados durante o perodo. A programao de palestras ser definida at o final da semana. O Conselho Nacional de Trnsito (Contran) estabeleceu orientaes e diretrizes para a realizao das campanhas em todo o pas. Destaca-se a publicao das Leis 11705/98 (LEI SECA I) e 12.760/12 (LEI SECA II). O rgo aponta que o Brasil pode ser classificado como integrante do grupo dos que adotam forte rigor legal, como consequncia de uma poltica pblica que levou em conta os anseios da sociedade e as consequncias dessa perigosa mistura (lcool e direo) constatada pelos rgos oficiais de trnsito. A campanha refora no apenas o condutor como pblico alvo, mas tambm o pedestre e o ciclista que, forosamente, dividem o mesmo espao fsico no trnsito (ruas, estradas e rodovias) em absoluta desvantagem com seus oponentes (motos, carros, nibus e caminhes) mais poderosos e extremamente letais. Para esses personagens no motorizados do trnsito brasileiro estar sbrio, atento e capaz de reagir com a rapidez necessria a cada situao de risco a que est exposto passa a ser fundamental para a sua segurana. A primeira ao da campanha no municpio j tem data marcada. No dia 18, agentes da Settrans estaro na Escola Municipal So Geraldo, Rua Alagoas, 334 Centro. L, ser montada a Transitolndia, uma cidade mirim, com ruas, semforos e placas de sinalizao, destinada a educar e preparar as crianas em idade escolar para a rotina diria no trnsito. Tem tambm contao de histrias e ao educativa na chegada dos alunos, nos horrios de 7h e 13h. Com a ajuda dos profissionais da Settrans, os estudantes sero orientados sobre o trnsito seguro de pedestres.