09 SET 2013
Tem início o Programa de Empreendedorismo e Gestão para Resultados
Divinpolis foi uma das 61 cidades de Minas Gerais para receber o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gesto para Resultados Municipais que teve incio nesta segunda-feira (09/09) e acontecer at a prxima sexta-feira (13/09). Este programa uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto (Seplag), que busca contribuir com os gestores municipais para a realizao de uma administrao com foco em resultados e na melhoria da prestao de servios ao cidado, com respostas efetivas para as demandas da sociedade. Divinpolis est recebendo uma consultora para auxiliar na avaliao da atual situao do municpio, no que diz respeito gesto pblica e, posteriormente, apoiar na implantao das melhores prticas de Gesto Pblica, visando reduzir as lacunas identificadas. Dessa forma, espera-se catalisar o processo de modernizao da administrao pblica de forma eficaz e eficiente. Para a secretria de Administrao, Oramento e Informao; Rosemary Lasmar; este programa um presente para Divinpolis. Participar de um programa como este um grande presente. Esse projeto um brao do programa de qualidade total que est sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gesto. Agora ns vamos trabalhar temas de gesto que devero ser planejados e desenvolvidos para que a administrao municipal consiga ento apresentar para a populao da cidade uma gesto de qualidade, uma gesto para resultados explicou. Esse programa comeou em 2012 com um curso, onde uma equipe foi selecionada e participou de um treinamento, que culminou em um diagnstico que ser usado para escolher os temas de gesto que sero mais profundamente trabalhados. Nesta segunda-feira (09/09) s 9h foi realizada, no gabinete do prefeito, uma reunio para alinhamento da etapa de implantao do programa e sobre a premiao para as prefeituras que obtiverem alto nvel de desempenho durante a capacitao. Na oportunidade foram definidos os grupos de trabalho para cada uma das prticas de gesto. Durante toda a semana sero realizadas duas reunies por dia, uma com incio s 8h30 e outra s 14h, para elaborar o Plano de Ao de cada prtica. Na sexta-feira (13/09), s 16h, ser realizada uma reunio de encerramento e validao dos planos de ao com a presena do prefeito Vladimir Azevedo, do secretrio de Governo Antnio Faraco, da secretria de Administrao, Oramento e Informao, Rosemary Lasmar; alm do lder estratgico do programa e lderes dos grupos de trabalho. Implantao de prticas de gesto Com base nos resultados do diagnstico presencial, os consultores do programa e os servidores municipais iro eleger, juntamente com os prefeitos, as prticas de gesto pblica a serem implantadas no municpio. Essa etapa ocorrer entre setembro e novembro de 2013. A implantao e a execuo das prticas selecionadas sero realizadas e monitoradas pela Seplag. O programa ir premiar em setembro deste ano as prefeituras que obtiverem alto nvel de desempenho durante a capacitao. Em maro de 2014 sero premiadas as prefeituras que implantarem, com sucesso, ao menos uma prtica de gesto pblica. As duas premiaes sero realizadas em parceria com o Instituto Qualidade Minas (IQM).