09 SET 2013
Campanha de Vacinação Antirrábica começa sábado
A Secretaria Municipal de Sade, por meio da Diretoria de Vigilncia em Sade realizar, nos prximos dias 14, 15 e 21 de setembro, a Campanha de Vacinao Antirrbica. A meta vacinar 29.000 animais entre ces e gatos. O objetivo controlar a circulao do vrus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. De acordo com a coordenadora do Centro de Referncia de Vigilncia em Sade Ambiental (Crevisa), Ana Carolina Tavares, a vacina gratuita e todos os animais acima de trs meses de idade devero ser vacinados. As seringas e agulhas so utilizadas individualmente para cada animal e, em seguida descartadas, evitando a possibilidade de transmisso de doenas pelo uso comum das mesmas, explica Ana Carolina. Para que a meta seja atingida, a Campanha na zona urbana ocorrer em duas etapas: no dia 14/09 (sbado), no horrio de 8h as 17h nas regies Central, Oeste e Sudoeste e no dia 21/09 (sbado), de 8h as 17h, nas regies Norte, Nordeste e Sudeste. Dia 15/09 (domingo) a Campanha prossegue na zona rural, no horrio de 8h as 12h. Sero 39 postos fixos nas comunidades rurais. A coordenadora enfatiza que a campanha se faz importante porque s atravs da vacina de ces e gatos possvel evitar a raiva humana. Se algum proprietrio de animal, por qualquer motivo, perder a vacinao prximo sua residncia este ainda tem a oportunidade, durante todo o ano, de levar o seu co ou gato no Crevisa para receber a dose da vacina, a coordenadora. Raiva A raiva uma zoonose que afeta os animais mamferos e o homem. A transmisso ocorre pela inoculao do vrus contido na saliva e nas secrees do animal infectado, principalmente atravs da mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura da pele lesada e/ou mucosas. A raiva uma doena infecciosa, caracterizada por sintomas de comprometimento do sistema nervoso central, sob forma de encefalite. Sua evoluo, salvo rarssimos casos, sempre determina a morte do doente. Animais domsticos, como o co e o gato, so as principais fontes de infeco para o homem por estarem em maior contato com este. A vacina protege os animais contra a raiva evitando que eles transmitam a doena. Em caso de dvida, informaes podem ser obtidas na Diretoria de Vigilncia em Sade nos telefones 3221-8778 ou 3221-8790, R. Minas Gerais, 900 Centro ou no CREVISA, instalado s margens da Rodovia Divinpolis-Carmo do Cajuru, Km 6, estrada de acesso s Chcaras Beira Rio, n 1.001, sentido Getsmani, telefone (37) 3229-6579. Veja abaixo os dias e os postos de vacinao: SBADO 14 DE SETEMBRO DE 8h as 17h POSTOS FIXOS NOS BAIRROS: Afonso Pena, Bela Vista, Belo Vale, Belvedere, Campina Verde, Casa Nova, Catalo, Centro, Conj. Nilda Barros, D. Pedro II / So Miguel, Ermida (Centro, Casas Populares, Primavera e Santa Cruz), Esplanada, Ipiranga, Jardim das Accias, L.P.Pereira, Morada Nova, Orion, Planalto, Porto Velho, Quintino, Rancho Alegre, Realengo, Santo Antnio, So Jos, So Judas Tadeu, So Roque, So Sebastio, Sidil, Tiet, Vila Belo Horizonte, Walchir Resende. POSTOS MVEIS NOS BAIRROS: Anchieta, Floresta, Geraldo Pereira, Itacolomi, J. A. Gonalves, Jardim Alterosa, Jardim Betnia, Jardim Copacabana, Jardim Real, Jardinpolis, Joo Paulo II, Km 48, Maraj, Morumbi, Nova Fortaleza II, Padre Herculano, Pacaembu, Residencial Castelo, Santo Andr, So Cristvo, So Domingos, So Paulo, Sion, Vivendas da Exposio, Yanes. DOMINGO 15 DE SETEMBRO DE 8h as 12h POSTOS FIXOS NAS COMUNIDADES: Amadeu Lacerda, Boa Esperana, Boa Vista, Branquinhos, Buriti, Cachimba, Cachoeira, Cachoeirinha, Cacco de Baixo, Cacco de Cima, Cacco do Meio, Chcaras Belo Horizonte, Choro, Crrego do Paiol, Crrego Falso, Costas, Djalma Dutra, Ferrador, Inhame, Jararaca, Km 49, Lago das Roseiras, Lagoa, Lajes, Lava-Ps, Lopes, Mata dos Coqueiros, Olaria, Paivas, Passagem, Perobas, Piteiras, Quilombo, Ribeiro do Servo, Rua Grande, Tamboril, Tavares. SBADO 21 DE SETEMBRO DE 8h as 17h POSTOS FIXOS NOS BAIRROS: Alvorada, Antnio Fonseca, Bom Pastor, Danilo Passos I e II, Davanuze, Del Rey / Primavera, Dona Rosa, Esprito Santo / Dr. Jos Tomz, Graja, Icara, Interlagos, Jardim Candelria, Jardim Candids, Jardim das Oliveiras, Jusa Fonseca, Lagoa dos Mandarins, Mangabeiras, Manoel Valinhas, Manoel Valinhas 2 / Vila Rica, Maria Helena, Naes, Niteri, N. S. da Conceio, N. S. das Graas, Nova Fortaleza I, Nova Holanda, Novo Paraso, Padre Eustquio, Paraso / D. Quita, Ponte Funda, Prolongamento Bom Pastor, Residencial Dom Cristiano, Sagrada Famlia, Santa Lcia, Santa Rosa, Santa Tereza, Santos Dumont, So Joo de Deus, So Luis, So Simo, Serra Verde, Vale do Sol, Vila Romana. POSTOS MVEIS NOS BAIRROS: Chcaras Beira Rio, Chcaras Campo Grande, Conjunto Elizabeth Nogueira, Crrego da Divisa, Costa Azul, Eldorado, Floramar, Jardim das Manses, Maria Peanha, Quinta das Palmeiras, So Bento, So Caetano, So Geraldo, Terra Azul.