09 SET 2013
Alunos da rede estadual de ensino passam por chamada nutricional
Alunos das escolas estaduais de Divinópolis passarão, a partir desta segunda-feira (09/09), por uma chamada nutricional, que registrará o peso e medida dos estudantes da rede. A iniciativa integra o Programa Estruturador Cultivar, Nutrir e Educar (Pecne), do governo de Minas, e conta com atuação direta da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde e parceria com a Superintendência Regional de Ensino. Colaboram ainda com o programa estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física. Profissionais das unidades de atenção primária de saúde do município das regiões de abrangência das escolas estaduais já começaram o trabalho de mobilização de pais e de medição dos alunos. Segundo a nutricionista da Diretoria de Atenção a Saúde, Juliana Bicalho, a previsão é de que a chamada nutricional seja concluída até o final de setembro, e os dados obtidos serão enviados para registro no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde. “A partir do registro da avaliação do quadro de saúde das crianças e adolescentes, poderão ser elaboradas ações para os problemas relacionados à desnutrição e obesidade entre os estudantes”, esclareceu. Programa Cultivar, Nutrir e Educar O Programa Cultivar, Nutrir e Educar visa garantir o direito humano à alimentação saudável, adequada e solidária, contemplando alunos das escolas públicas estaduais de educação básica. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar e promover a educação alimentar e nutricional. A iniciativa é voltada para alunos da rede pública de ensino, e contempla, ainda, agricultores familiares, associações e cooperativas de agricultores e profissionais de educação, saúde e agricultura.