05 SET 2013
Aberta a III Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas
A III Conferncia Municipal de Polticas sobre Drogas foi iniciada na manh desta quinta-feira (05/09), no auditrio da Fiemg regional Centro-Oeste, no bairro Esplanada, em Divinpolis. O evento, organizado pela Prefeitura de Divinpolis, por meio da Secretaria Adjunta Antidrogas e Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Polticas Sobre Drogas (Comad), traz como tema Polticas sobre Drogas: Cenrios, avanos e desafios. Vrias autoridades participaram da abertura oficial. O prefeito Vladimir Azevedo este presente, acompanhado do secretrio adjunto Antidrogas e Direitos Humanos, Luiz Gonzaga Milito, presidente do Conselho Municipal Sobre Drogas, Major Francisco Gonalves Arajo, presidente da Funedi e palestrante convidado, professor Gilson Soares, delegado de Combate s Drogas, Marcelo Nunes Jnior e o representante do 23 Batalho da Policia Militar, Major Marciel Arajo Ferreira. A Conferncia tem o objetivo de discutir intervenes e aes de Divinpolis na preveno e tratamento do abuso e dependncia de drogas. Os temas sero divididos em eixos sobre aes de assistncia social, segurana pblica, legislao, educao e tratamento. Para o presidente do Conselho Municipal Sobre Drogas, major Francisco Gonalves Arajo, o encontro formular propostas, alm de eleger os delegados que iro representar Divinpolis na etapa Estadual da Conferncia, que ser realizada em novembro de 2013. A partir dos temas sero escolhidos duas propostas de cada eixo que sero implementadas no municpio. Outras duas propostas sero apresentadas na Conferncia Estadual. Sabemos que Divinpolis referncia, ento nossa expectativa que ao final da conferncia boas propostas surjam para nvel estadual para posteriormente ns possamos format-las na Conferncia Nacional da Federao em Braslia, onde ser realizado todo o norteamento dessas questes. Portanto, tudo comea aqui, local onde temos apoio de vrias entidades, tanto governamentais quanto a sociedade civil, explica o Major. O prefeito Vladimir Azevedo, ressaltou a importncia da realizao da conferncia. A Conferncia nos possibilita tratar desse problema que uma questo sria na sociedade brasileira e Divinpolis no diferente. A Conferncia nos ajuda a pontuar os passos que demos, pois no estamos na inrcia, mas claro que temos muito a avanar, discutindo com cada um dos atores o seu papel. Conhecendo cada viso sobre o assunto, com autocrtica, para aprimorarmos e visualizarmos novas possibilidades de gesto. A adeso ao programa Crack, Possvel Vencer foi um passo importante que demos no sentido de buscarmos sinergia nas aes de cuidado, tratamento do usurio e combate ao trfico de drogas, fazendo mais com menos, declarou o prefeito. De acordo com o secretrio adjunto Antidrogas e Diretos Humanos, Luiz Gonzaga Milito, importante discutir o crack, mas preciso tambm discutir a porta de entrada para o uso de drogas. Comprovadamente a droga que insere os usurios o lcool. Normalmente a iniciao na prpria famlia, por isso a importncia da preveno, no s nas escolas com as crianas, mas tambm com as famlias. Portanto, quando se falar no crack preciso discutir a porta de entrada tambm, discutir o todo desde a preveno at o tratamento, aponta o secretrio. O secretrio destacou ainda o Programa Aliana Pela Vida, programa do Governo do Estado que consiste no pagamento de vagas sociais em comunidades teraputicas. Temos uma grande parceria com o governo, em Divinpolis temos a Casa Dia e Sacramento de Amor que esto prontas para receber esse programa. O governo investe R$30 por dia, cerca de R$900 por ms, at seis meses, para pessoas que so dependentes qumicas que querem fazer o tratamento e no tenham condies de pagar. O municpio entra com a referncia tcnica gerenciando esse programa, desde a internao at a concluso no tratamento, finaliza o secretrio.