05 SET 2013
Reestruturação do Crevisa é apresentada ao Conselho Municipal de Saúde
H seis anos a dona de casa Anete de Ftima Palhares, moradora da comunidade rural dos Lopes, participa da reunio mensal do Conselho Municipal de Sade. Representando Ermida e outras 14 comunidades rurais na regio, a moradora, que tambm membro do Conselho, participou mais uma vez da reunio ordinria do grupo, realizada nesta quarta-feira (05/09), no anfiteatro da Secretaria Municipal de Sade (Semusa). Em cada encontro, so debatidas as polticas pblicas necessrias no municpio para melhorar o atendimento de sade populao. Eu acho importante estar aqui porque a questo da sade envolve cada um de ns. Temos que lutar para que cada usurio tenha um atendimento de qualidade, no s no momento da doena, mas principalmente na preveno, refora a conselheira. A reunio contou com a presena de estudantes do curso de Farmcia da Universidade Federal de So Joo del-Rei e do diretor de Vigilncia em Sade, Gilmar Santos, que apresentou o novo planejamento de trabalho do Centro de Referncia de Vigilncia em Sade Ambiental (Crevisa). Durante o encontro, Gilmar detalhou as aes de reestruturao da unidade j anunciadas pela Semusa. A grande novidade ser a mudana de ateno das aes realizadas, que voltaro para o foco inicial para o qual a unidade foi criada, que a ateno especial aos animais de rua com o objetivo de controlar a transmisso de doenas aos seres humanos. O veculo de Controle de Zoonoses ter, alm de fiscal de sade e motorista, o mdico veterinrio que ir at os locais solicitados e far avaliao local da necessidade de recolhimento do animal (doentes com leishmaniose e raiva, bravios para eutanasiar, fmeas no cio e fmeas com filhotes em locais onde corram risco de causar acidentes), com prioridade para animais de rua. Sendo assim, no haver mais o atendimento clnico na unidade, pois este tipo de atendimento acabava favorecendo as pessoas com facilidade de deslocamento, enquanto pessoas sem condies de levar o animal at a unidade ficavam sem atendimento. Haver tambm mudana em relao s castraes, que sero direcionadas, preferencialmente, para a populao carente, pessoas com grande nmero de animais, identificados por agentes de sade, unidades de sade e animais identificados por veterinrios nas visitas e em reunies com a comunidade, sendo que, tambm neste caso, os ces de rua so prioridade total na castrao. Os animais positivos para leishmaniose sero recolhidos pelo veculo e levados ao Crevisa para eutansia. Os proprietrios com diagnstico positivo tambm podero levar seus animais. Em paralelo, ser desenvolvido um trabalho mais efetivo sobre o controle da leishmaniose, com posterior treinamento aos agentes. Gilmar explica que o trabalho ter incio nas regies mais carentes da cidade. Ns vamos priorizar esse trabalho nos bairros mais carentes, especialmente nos conjuntos habitacionais. Ainda faltam muros nas casas e os ces ficam nas ruas, mesmo tendo donos. Vamos recolher os animais, castrar e devolver para a populao. Queremos envolver toda a comunidade, fazendo uma reunio no bairro, apresentando todas as aes de vigilncia em sade, como, por exemplo, o combate dengue, destaca. Recolhimento de animais com suspeita de leishmaniose, atropelados, fmeas com filhotes na rua, dentre outros casos que passaro por uma triagem, devero ser solicitados pelos telefones (37)3221-8778 e 3221-8790. Ao final da apresentao, o presidente do Conselho Municipal de Sade, Ronaldo Maurcio do Carmo, reforou a importncia da participao popular na reunio mensal do conselho, inclusive dos prprios membros. O prximo encontro est marcado para o dia 30 de outubro, s 18h30, no anfiteatro da Semusa.