21 AGO 2013
Campanha Nacional de Multivacinação começa no sábado
A Secretaria Municipal de Sade (Semusa), por meio da diretoria de Vigilncia em Sade - Vigilncia Epidemiolgica - e da diretoria de Ateno Sade, realizar, entre os dias 24 e 30 de agosto, a 2 Campanha Nacional de Multivacinao 2013. O Dia D de Vacinao e a abertura oficial da campanha em Divinpolis sero realizados neste sbado (24/08), de 8h as 17h, na unidade de sade do bairro Naes (Rua Bolvia, n 751). Estaro disponveis 29 postos de vacinao, sendo 14 Unidades Bsicas de Sade (UBS) e 15 unidades de Estratgia de Sade da Famlia (ESF). O objetivo desta campanha aumentar a cobertura vacinal das crianas e atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendrio bsico de vacinao na caderneta das crianas menores de 5 anos de idade (com idade entre 0 e 4 anos, 11 meses e 29 dias). De acordo com a referncia tcnica em imunizao da Semusa, Marcela Machado, a multivacinao uma estratgia que disponibiliza, em um nico momento, a oferta de vrias vacinas populao-alvo. Esta iniciativa melhora a cobertura vacinal e contribui para a diminuio da incidncia de doenas. No entanto, no existe uma meta especfica para esta campanha, tendo em vista que o principal objetivo atualizao, esclareceu. Durante a campanha, sero oferecidas todas as vacinas do calendrio bsico infantil: BCG, hepatite B, pentavalente, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavrus, pneumoccica 10 valente, meningoccica C conjugada, febre amarela, trplice viral (sarampo, rubola e caxumba) e DTP (difteria, ttano e coqueluche). Marcela Machado lembra, ainda, da importncia de os pais levarem as crianas at a unidade de sade mais prxima, e apresentarem a caderneta de vacinao para atualizao. um perodo em que os pais tero a oportunidade de levarem os filhos em uma das unidades de sade para que a caderneta seja avaliada pela nossa equipe. Se identificarmos alguma vacina pendente, ela ser atualizada, finaliza Marcela.