25 MAI 2023
AGRONEGÓCIOS
Inscrição para Cavalgada Cívica de 1º de Junho vai até segunda-feira
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag) informa que as inscrições para cavaleiros e amazonas interessados em participar da tradicional Cavalgada Cívica de 1º de junho, em 2023, encerram na próxima segunda-feira (29/5).

Os interessados devem se atentar para as regras de participação. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do link https://encurtador.com.br/huKM3 ou na aba “Cidadão” do site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br ). Após o cadastro, cada inscrito receberá um número de identificação, que deverá estar em local visível durante toda a cavalgada. Somente participarão do evento aqueles que estiverem devidamente cadastrados.

As inscrições também podem ser realizadas pessoalmente na sede da Semag, localizada na rua José Balbino Pereira, nº 171, no bairro Espírito Santo, ao lado do “Pátio de Obras da Prefeitura”. Também poderão ser feitas através no dia do evento junto a Comissão Organizadora. Para possíveis dúvidas foram disponibilizados os seguintes telefones 3229-6650 / 32296667/ 3229-6673.

No dia 1º de junho, a concentração da cavalgada acontecerá no final da rua Pitangui, próximo ao Mercado Distrital, seguindo pela avenida JK, depois avenida Primeiro de Junho, onde, após o desfile cívico, ela será dispensada.

Os participantes inscritos para a cavalgada deverão estar no ponto de concentração a partir das 9hs para entrega do número de inscrição e avaliação do animal que será realizada pelo médico veterinário. Às 10h está prevista a saída da cavalgada.

Regras:

• Realizar o cadastro no site da Prefeitura Municipal de Divinópolis;
•  Ao fazer o cadastro obrigatoriamente os participantes aceitam as Regras do evento;
•  Crianças e adolescentes até 16 anos deverão conter no cadastro, autorização assinada pelos pais ou responsável;
• Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável para a retirada do Número de Inscrição, que acontecerá no local;
•  Anexar no cadastro fotografia do cavalo (se possível) e cavaleiro/amazonas;
•  Usar o número (tamanho 15x15) de identificação, em lugar visível, durante todo o percurso da Cavalgada; Cavaleiro/Amazonas e Animal;
•  É expressamente proibido ingerir e/ou conduzir bebida alcoólica na concentração e durante o percurso, tanto cavaleiros/amazonas, como também, os ocupantes das charretes e carroças;
•  O animal deverá estar em condições físicas aceitáveis, sem sangramento, manqueira ou sinais de cansaço, qualquer anormalidade, o cavaleiro/amazonas deixará a Cavalgada juntamente com o animal;
•  Em casos de maus tratos e/ou descumprimento das regras desse evento o animal será recolhido pela Prefeitura e o cavaleiro/amazonas retido pela Polícia Militar.

Fica proibido:
•  Sair do percurso/trajeto da cavalgada;
•  Ocupar mais de três pessoas (210 Kg) nas carroças;
•  Qualquer tipo de carga nas carroças (sem equipamento de som, sem caixa térmica com ou sem bebida);
•  Fica proibido a montaria de mais de um cavaleiro/amazonas por cavalo, exceto crianças de no máximo 10 anos de idade;
•  Maltratar o animal sob qualquer condição;
•  Uso de pinhola ou chicote de estalo;
•  Uso de espora de forma excessiva desnecessariamente;
•  Galopar ou empinar o animal;
•  Fazer gracejos e/ou subir nos passeios;
•  Uso de bombinhas, explosivos, foguetes, ou qualquer outro tipo de artifícios que possa vir a assustar os animais e/ou provocar acidentes com algum participante ou mesmo com a população;
•  Uso de armas de fogo ou similares;
•  Permanecer na área urbana com o animal após o término da cavalgada.
Observação:
•   Cavalos inteiros devem participar da cavalgada, utilizando uma fita vermelha amarrada na cauda do animal.

Para conhecimento, a Lei 8.401 de 17 de janeiro de 2018, dispõe sobre as regras de segurança e critérios para a realização e participação na Cavalgada de 1° de Junho no Município de Divinópolis e dá outras providências.