16 MAI 2023
Tradicional Missa Conga será celebrada neste domingo
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da secretaria Municipal de Cultura (Semc), em conjunto com a Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis (CongaDiv), realizará neste domingo (21/5), a tradicional Missa Conga.

Às 13h, terá a procissão saindo da Igreja do Largo do Rosário (Praça do Mercado) para o Santuário de Santo Antônio, onde, às 14h, será celebrada a Missa Conga. A missa marca o início das festividades de Reinado no município. A celebração será presidida pelo Frei Leonardo, um dos maiores incentivadores do reinado na cidade.

A celebração religiosa comemora a assinatura pela princesa Isabel da Lei Imperial nº 3.353, conhecida como Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, que aboliu a escravatura no Brasil. A leitura da Lei Imperial é realizada pela princesa, acompanhada pela guarda e por escravos em correntes. Em seguida, estas são removidas, e o Canto da Libertação é entoado pelo Terno de Moçambique.

A coordenadora de Cultura Popular, Thaís Emília, explicou a importância da missa para as celebrações de Reinado no município. “A Missa Conga é um importante movimento de valorização do Reinado. A celebração abre o ciclo do Rosário, período onde se iniciam as Festas de Reinado em Divinópolis, que se estenderão até o final do mês de outubro”, contou.

Logo após a celebração, será servido o Café de São Benedito para os reinadeiros participantes.