16 MAI 2023
Centro de Triagem realiza almoço em homenagem às mães
A Prefeitura de Divinópolis, através do Centro Municipal de Triagem, promoveu um almoço de comemoração ao dia das mães para as mulheres catadoras e mães da coleta seletiva do município.

O encontro ocorreu na última sexta-feira (12/5) e teve como intuito celebrar essa data tão especial para as mães, que batalham diariamente para conseguirem proporcionar carinho e conforto para os seus filhos. Também, a importância de compreender o papel de mulheres que além de mães, são catadoras de resíduos recicláveis e contribuem com a coleta seletiva da nossa cidade.

As mães catadoras ofereceram almoço por elas produzidas. Segundo a coordenadora do Centro de Triagem Municipal, Olsymara Cavalcanti, foram realizados encontros pelo grupo de mulheres catadoras que definiram o cardápio, as atividades e a busca de parceiros para o encontro. O Sicoob Divicred e o Sicoob Crediverde disponibilizaram alguns brindes para serem distribuídos.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Icaraí, desenvolveu ações de orientação e promoção da saúde. Foi feito um momento de relaxamento e meditação, uma roda de conversa sobre auto cuidado e realizados testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), devido ao trabalho com manuseio de objetos cortantes.

Gisele Xavier, catadora, fala sobre o momento proporcionado. “A associação promoveu esse almoço para beneficiar as catadoras, que são mães e estão no Centro de Triagem, para mostrar a importância que elas têm como mulheres e como prestadoras de serviços de resíduos recicláveis”, pontua.

Por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), participaram da atividade, a secretária da Assistência Social, Juliana Coelho, e o diretor de Direitos Humanos, Maicom Marques. Pela Semusa, estiveram presentes a acadêmica de medicina, Rafaela; a enfermeira Tatiane Gonçalves, a supervisora do ESF Icaraí, Geise de Fátima.

Enquanto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam), os representantes foram a diretora de Meio Ambiente, Vilma Aparecida, e o gerente de Regularização Ambiental, Francisco de Faria. Também estiveram presentes os representantes do Sicoob Divicred, Gustavo Cunha e Nattacha Resende, e a representante do Sicoob Crediverde, Bruna Ferreira.