02 MAI 2023
AGRONEGÓCIOS
Prefeitura realiza primeira aula de projeto de segurança alimentar e nutricional
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria Municipal de Agronegócios (Semag) e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), promoveram na sexta-feira (28/4), a primeira aula prática do Projeto Piloto de Horta Institucional – “Plantando e colhendo com as Famílias do PAIF”

O projeto tem como objetivo implementar ações de promoção à Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), buscando complementar as condições de alimentação bem como melhorar a qualidade dos hábitos alimentares dessas famílias, promovendo saúde e bem estar social.

A Horta Institucional está localizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudoeste II, no bairro Jardinópolis, com a supervisão do coordenador Heder Melo. Ela é destinada às famílias atendidas pela unidade, através dos grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). As famílias atendidas pelo projeto participarão de forma direta no cuidado com a horta e receberão do Cras as hortaliças e vegetais cultivados e receberão ainda incentivo e apoio técnico para cultivarem hortas em suas residências.

A execução do Plantando e Colhendo com as Famílias do PAIF conta também com a participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). O Projeto foi elaborado pela Emater que prestará apoio técnico e acompanhamento na execução do mesmo.

A parceria com a Semag se dará através do fornecimento dos equipamentos, insumos e assessoria técnica para a execução do projeto. A parceria com a Uemg ocorrerá através de um projeto de extensão onde os alunos do curso de Engenharia Agronômica, acompanhados por professores executarão o projeto junto à Emater e o Cras Sudoeste.

De acordo com a secretária da Assistência Social, Juliana Coelho, a iniciativa busca estimular o cultivo de hortas residenciais para complementar a qualidade nutricional das refeições dessas famílias como estratégia no combate à insegurança alimentar e nutricional, assim beneficiando diretamente as famílias atendidas pelo Cras.

A primeira aula prática também contou com a presença do secretário de Agronegócios e presidente da Caisan, Gustavo Mendes; o diretor de Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, Maycom Marques; a diretora de Agropecuária, Infraestrutura e Inspeção, Amélia Soares; a coordenadora de Agricultura e Banco de Alimentos, Cláudia Santana; a referência técnica de Política Alimentar e Nutricional, Lidiane Cardoso; a representante da secretária de Educação, Ana Carolina e o representante do secretário do Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana, Francisco Faria.

Participaram ainda os representantes da Emater: os coordenadores técnicos Jamilson Wagner e Lamartine Welinton; o extensionista Agropecuário de Divinópolis Giovani Chaves; o extensionista Agropecuário de Carmo do Cajuru, Juliano Toledo; o extensionista agropecuário de São Gonçalo do Pará e Igaratinga, João Paulo Castro Monteiro.

Também estiveram presentes a diretora da Uemg, Ana Paula Martins; os professores do projeto de extensão, Alysson Rodrigo Fonseca, Fabrízio Furtado e Paula Almeida; além de 22 alunos dos cursos de Engenharia Agronômica; os usuários atendidos pelo Cras, Eliete Aparecida Santana, Vanderleia de Jesus, André Costa, Clemilda Auxiliadora Morais, e a agente de saúde, Sandra Aparecida.