27 ABR 2023
Cras Sudeste realiza encontro com o Grupo de Desenvolvimento Familiar
A Prefeitura de Divinópolis, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sudeste da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou ontem (26/4), o terceiro encontro do Grupo de Desenvolvimento Familiar sobre “O excesso de telas em nossas vidas e relações – Uma oportunidade para refletir”.

As reuniões do grupo acontecem toda última quarta-feira do mês, trabalhando com o lema “Amor nunca é demais – Menos tela e mais Brincar”, a abordagem busca incentivar cada usuária a levar esse processo para casa, com uma tentativa da diminuição da exposição dos filhos às telas e maior interação familiar. O encontro contou com a participação de 21 famílias, sendo todas representadas por mulheres.

Com os relatos das usuárias sobre o medo e insegurança diante dos últimos acontecimentos relacionados aos massacres nas escolas e ameaças do dia 20 de abril. Foi orientado sobre o impacto das telas e seus prejuízos no desenvolvimento e formação das crianças e jovens nas relações afetivas familiares e comunitárias. Também foi falado sobre a importância da presença atenciosa, afetuosa, amorosa dos responsáveis, proporcionando segurança, autonomia e autoconfiança.

Estiveram presentes na ação a coordenadora do Grupo de Desenvolvimento Familiar, Sarah Dimas; a educadora social do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) Vila de Nazaré, Glauciene Paulino; o estagiário de psicologia, Samuel Duarte, e o vice-presidente da instituição, Alexandre José Rodrigues.