25 ABR 2023
Prefeitura realiza reunião da Comissão Intersetorial do Programa Bolsa Família
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizaram ontem (24/4), uma reunião da Comissão Municipal Intersetorial do Programa Bolsa Família.

O encontro teve como objetivo avaliar e planejar ações de acompanhamento às famílias beneficiárias do benefício Bolsa Família. Com o planejamento executado até o momento foi possível alcançar a meta de 95% de acompanhamento das condicionalidades de Saúde, 92% de acompanhamento das condicionalidades da Educação e 83% de atualização e qualidade cadastral de todas as mais de 26 mil famílias incluídas no Cadastro Único (CadÚnico). Esses dados são fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. De acordo com a média nacional, Divinópolis está acima.

Sirleia Tavares, coordenadora do Programa de Transferência de Renda e Benefícios, reforça o impacto das atividades voltadas para as condicionalidades do programa. “Planejar as ações intersetoriais é de suma importância para que o município alcance cada vez mais as metas propostas pela Política de Atendimento às famílias do Programa Bolsa Família, principalmente aquelas que não cumprem as condicionalidades da Saúde e Educação e que precisam ser acompanhadas pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)”, pontua.

Ela também enfatiza que, com estas ações de planejamento com a saúde e a educação, a assistência social tem conseguido cada vez mais atender as famílias que mais precisam dos benefícios socioassistenciais.

Estiveram presentes na reunião as coordenadoras do Projeto Presença, Claudia Santana, Maria Angela, da Semed, e a referência técnica da Atenção Básica de Saúde, Jessica Pedrosa.