12 ABR 2023
Semas realiza abertura da exposição “Outros Olhares”
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou hoje (12/4), a abertura da exposição “Outros Olhares – controvérsias e perspectivas da política sobre drogas”, no espaço Flávia Mourão, no Centro Administrativo. A exibição ficará disponível para visitação, nos dias úteis, das 8h às 18h, até o dia 19 de abril.

A mostra tem como propósito transparecer a articulação e fortalecimento das políticas públicas sobre drogas, desenvolvida por meio da Diretoria sobre Drogas e Direitos Humanos, que promove a interdisciplinaridade e integração das ações, junto com seus parceiros na prevenção, como o Proerd e parceiros no cuidado, com comunidades terapêuticas.

Foi disponibilizada na exposição cartazes que explicam sobre como funciona os serviços prestados para as pessoas que são dependentes químicas e toda a base familiar, como o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad), as Comunidades Terapêuticas, a Proteção Social Básica e Especial (PSB) e (PSE), dentre outros serviços que são ofertados. Na oportunidade, foram distribuídas cartilhas informativas.

O diretor de Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, Maicon Marques, agradeceu a presença de todos os presentes e explicou sobre o papel da diretoria relacionado às questões sobre drogas. “É importante criar debates para fugir dos preconceitos. A própria dependência química é uma doença que carece de tratamento e de cuidados, no processo de adoecimento químico toda a base em torno da pessoa acaba sendo fragilizada”, disse.

Também expõe o impacto das drogas lícitas, além da rede de apoio criada. “Dizer sobre as políticas sobre drogas em todos os âmbitos é essencial, para evidenciar a problemática do uso e abuso de drogas, também as lícitas que devem ser associadas ao aglomerado de problemas sociais, como a criminalidade e a ida das pessoas para a situação de rua. A política é muito ampla, ela passa pela política de saúde mental, mas também é ampliada e amparada por outras entidades, como as comunidades terapêuticas que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (Raps)”, destaca.

O tenente e instrutor do Proerd, Brenner, fala sobre o papel da polícia em relação à prevenção do uso de drogas e a disposição para atender as demandas da população. “Falar sobre drogas já foi considerado um estigma social. Dentro do papel educativo a Polícia Militar tem o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que apenas em Divinópolis formou 75 mil pessoas, levando conhecimento para que as crianças e jovens tenham escolhas seguras e saudáveis dentro de suas vidas”, enfatizou.

Fernando Henrique, assessor Especial de Governo, fomenta o papel das políticas publicas. “O combate às drogas é uma questão não só de política de saúde, mas também de política criminal, a própria lei que combate as drogas evidencia essa questão. É importante compreender como as drogas lícitas são uma porta de entrada para as ilícitas. Sendo assim, é necessário criar todo apoio às entidades que tratam dessas pessoas que já estão nessa situação, e também incentivar a prevenção através das crianças e jovens”, destacou.

Também estiveram presentes na exposição a assessora do vereador Wesley Jarbas, Lilian Figueiredo, os instrutores do Proerd, cabo Harley e soldada Elaine, e a técnica de referência de Politicas para Mulheres, Rosângela Botelho. Acesse a Galeria de Fotos deste evento através deste link Link da Galeria de Fotos do evento "Outros olhares": encurtador.com.br/rEOT4