28 MAR 2023
Unidades de saúde promovem ações de conscientização
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu ações, nos últimos dias, nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) Candidés e Jardinópolis.

A ESF Candidés visitou, na última sexta feira (24/3), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jesus Pereira, para avaliar os alunos do local. Foi realizado o atendimento das crianças, com avaliações odontológicas e antropométricas dos estudantes. Conduziram os procedimentos as agentes comunitárias de saúde Graziele do Nascimento e Sabrina Palhares, juntamente com o dentista Túlio Siqueira e a auxiliar de saúde bucal Ivone Soares.

A ESF Candidés promoveu no último sábado (25/3), um mutirão contra o câncer de colo de útero e mamas. Por meio da campanha foi possível atender mulheres que durante a semana útil têm dificuldade em ir à unidade para realizar consultas e exames. Elas foram orientadas sobre a importância de realizar exames preventivos com regularidade. A ação teve parceria com a USFJ, e contou com a participação da agente comunitária de saúde, Graziela do Nascimento, e da dentista Geni Fernanda.

A ESF Jardinópolis realizou também no sábado, mais um encontro que faz parte da celebração do mês das mulheres. A manhã contou com variadas atividades, dentre elas um aulão de dança com o coreógrafo Junior Black, atualização dos cartões de vacina dos participantes, testes rápidos para hepatite, HIV e sífilis; aferição de pressão, massagem e escalda pés. Além disso, houve uma roda de conversa sobre autoestima, e, por fim, um momento para conscientizar os participantes da ação sobre os perigos da dengue.

A roda de conversa foi ministrada pela psicóloga Juliana Ribeiro, e a agente de combate a endemias Laura Nogueira comandou a ação contra a dengue. Ademais, o evento contou com uma parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que compareceu à ação com a preceptora Vânia Costa e acadêmicos da unidade.