24 MAR 2023
Centro Administrativo recebe exposição “O amor não conta cromossomos
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Governo (Segov), juntamente a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Ong DiviDown, realizaram hoje (24/3), a abertura da exposição “O amor não conta cromossomos: faça com a gente, não pela gente”, no Centro Administrativo.

A mostra ficará disponível para visitação até o dia 30 de março, nos dias úteis, das 8h às 18h. A exposição tem o intuito de informar sobre o “Dia Mundial da Síndrome de Down” e como ocorre a condição genética.

O evento foi marcado por apresentações artísticas, composta pela Maria Clara, que prestigiou a todos com sua canção, também Abraão Barbosa, apresentando os ensinamentos da arte marcial do karatê.

Nívia da Silva, mãe de uma das crianças presentes, compartilhou uma mensagem através de uma música que é símbolo de luta e motivou os demais presentes. “Precisamos de vocês, trabalhando juntos, assim conseguiremos trazer a inclusão para todos”, pontuou.

Rafael Otaviano, diretor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), lembrou da importância da inclusão social.  “Quando abordamos a inclusão social, todos temos os mesmos direitos, e eles também, direito de ter uma família, uma educação adequada, de trabalhar. Fico muito feliz com essa iniciativa e quero destacar que a Semusa está com vocês. Nesse momento estamos estudando a possibilidade de trazer um ambulatório de doenças raras para o município”, destacou.

Juliana Coelho, secretária de Assistência Social, destacou os desafios e objetivos para lutar pela inclusão social das pessoas com deficiência.  “Temos muito o que avançar. São muitos desafios, mas ainda a principal barreira para as pessoas com deficiência ainda é o preconceito. Estamos aqui para uma colaboração em conjunto para construir e discutir políticas públicas para a inclusão social das pessoas com deficiência”, comentou.

O prefeito Gleidson Azevedo ressaltou o trabalho do governo na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. “Pessoas com Síndrome de Down são iguais a todos e merecem respeito, dignidade e direitos, assim como todos. No nosso governo estamos e continuaremos trabalhando para que essas pessoas tenham os seus direitos assegurados e possam viver uma vida feliz, digna. Esses possuem os direitos de trabalhar, estudar, brincar, se divertir e viver e com toda certeza estamos nos esforçando para garantir a eles a vida que merecem e têm direito”, pontuou.

O vereador Wesley Jarbas, reforçou a sua disposição para contribuir com a causa. “A todos que lutam por essa causa de inclusão das pessoas com Síndrome de Down, podem contar com meu apoio sempre. Entendemos o que as mães e os pais passam diariamente e o que estiver ao meu alcance para poder contribuir podem contar comigo. Continuem nessa missão”, disse.

Síndrome de Down

Estima-se que no Brasil ocorra 1 em cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com Síndrome de Down, no mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos.

A Síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21 não é considerada uma doença. É causada pela presença de três cromossomos 21 em toda ou maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. Portanto, as pessoas com Síndrome de Down têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Também estiveram presentes na abertura da exposição os vereadores Israel da Farmácia, Ney Burguer, Flávio Marra, Zé Braz e Wesley Jarbas.
Acesse a Galeria de Fotos deste evento, através deste link encurtador.com.br/inMXY