20 FEV 2023
Prefeitura realiza ação sobre uso de álcool e drogas no trabalho
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), através do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através dos Caps III e AD, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu ação de sensibilização com a equipe gestora da Prefeitura em relação ao uso de álcool e drogas no trabalho.

A temática, realizada no dia 16 de fevereiro, no Centro Administrativo, abordou o conceito do uso abusivo de substâncias como álcool e drogas e da classificação do Organização Mundial de Saúde (OMS) como problema de saúde pública, desmistificando o pré-conceito a esses indivíduos considerados adoecidos e que carecem de abordagem de tratamento nas redes de atenção em saúde.

O coordenador do Caps Ad., Antônio Sávio de Macêdo, apresentou os serviços que a unidade oferece e a organização da elegibilidade dos pacientes avaliados em sua individualidade e necessidade real de adesão ao tratamento construído em conjunto com o estado de saúde do indivíduo.

Ele destacou ainda destacou a importância de trabalhar com os supervisores. “É de suma importância trabalhar com todos os supervisores e Gerentes dos serviços da Prefeitura em relação ao uso de álcool e outras drogas como forma de prevenção, reconhecimento e orientações dos casos. A questão da droga muitas vezes está mascarada através de problemas sociais, financeiros, e de relacionamentos”, afirmou.

A assistente social do Caps AD III, Letícia Dourado, ressaltou a relevância de ações como essa. “Esse tipo de ação é de grande importância para destacar a necessidade do cuidado humanizado de todos os servidores, bem como ampliar o olhar para as questões sociais que envolvem o uso de álcool e outras drogas”, comentou.

Segundo o psicólogo do Caps AD, Sandro Severo, comentou sobre o que os eventos proporcionam para as pessoas que lidam diariamente com uso de drogas e álcool. “Esses eventos além da troca de informações sobre o tema, também proporcionam o momento de apoiar as pessoas que se sentem angustiadas na lida diária”, relatou.

Ainda foram abordados conceitos das ações das substâncias em no organismo, razão pela qual se estabelece a dependência. Os gestores puderam receber ainda informações de como lidar com seus subordinados caso algum sinal de alerta possa ser detectado em suas equipes. Ainda nesse contexto foram apresentados dados e estatísticas da medicalização e o espaço foi aberto para o compartilhamento das angústias de como ser apoio aos colegas de trabalho que porventura necessitarem de ajuda.

Inara Tavares, coordenadora do Cresst, destacou como esse momento é importante para a saúde dos servidores e sobre a importância da participação dos chefes na atividade. “Esse momento pode estabelecer diretrizes que conectam ainda mais o monitoramento da saúde dos servidores e a execução de medidas preventivas que se adequem à realidade de todas as secretarias. É de suma importância o envolvimento ativo das chefias na identificação dos sinais de alerta para que o Cresst possa tomar ciência e cuidar dessa demanda tão recorrente dentro da atual realidade”.