17 FEV 2023
Semad realiza palestra de segurança no trabalho e entrega EPI’s para servidores
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), em parceria com o Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst), realizou hoje (17/2), uma palestra sobre segurança do trabalho e entrega de equipamentos de proteção individual (EPI).

As atividades foram realizadas para os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas Urbanas (Seplam) e abordaram a segurança no trabalho, tipos de acidentes, regras, explicação sobre os EPIs, além de orientações sobre notificação de acidentes e retirada de dúvidas. No final da ação foram entregues EPI 's para proteção dos servidores participantes.

O técnico de segurança do trabalho, Anderson Marques, comentou a importância de explicar para os servidores sobre os tipos de acidentes e o uso de materiais de proteção. “É importante falar sobre os tipos de acidentes que acontecem, pois muitos servidores são leigos no assunto.  O acidente típico que ocorre durante o trabalho, o acidente de trajeto que acontece ida e volta e os acidentes atípicos são os que causam doenças ocupacionais e profissionais. Além dos quase acidentes e incidentes que é quando o funcionário não sofre acidente, mas corre perigo em determinado momento”, explicou.

O técnico de segurança do trabalho, Cyro Máximo, explicou sobre a importância desse material para os servidores: “O EPI é a proteção do trabalhador. É importante destacar que ele não evita o acidente, mas sim ajudar a atenuar as lesões. Por isso, nessas áreas de atuação na construção civil, onde a fiscalização da Prefeitura fica exposta à queda de materiais, vergalhões e também atuando na segurança do trabalhador conforme a norma técnica, a distribuição desses EPI 's é fundamental”, disse.