03 FEV 2023
Semas realiza atividade em prol da saúde mental dos servidores
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), informa que foi realizado ontem (2/2), uma atividade dinâmica sobre saúde mental com os seus servidores, na sede da Secretaria Municipal de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans).

Durante a ação, a intenção foi trabalhar com temas que abordassem situações de estresse no trabalho, já que é um sentimento muito recorrente e em alguns momentos podem chegar ao esgotamento. O psicólogo e psicoterapeuta Landry Rios, fez uma palestra sobre saúde mental e trabalho, e abordou o tema do esgotamento mental.

O estresse foi definido como o momento em que a pessoa atinge o limite de suas emoções, quando o cérebro fica sobrecarregado de informações e sentimentos, isso ocorre ao se colocar em situações constantes de tensão.

De acordo com o psicólogo, “o motivo da busca de atenção nesse tema advém de um pressuposto que corpo é um instrumento de comunicação com o mundo, observá-lo e protegê-lo é a forma de evitarmos algumas doenças. Se não forem observados e tratados, esse sentimento pode evoluir para a Síndrome de Burnout, onde o indivíduo se mostra totalmente sem energia nos aspectos físicos e mentais”, destacou.

Além disso, “para diminuir esses problemas, foi dado dicas de como previnir essas situações, através de atitudes rotineiras e diárias, tais como fazer pequenas pausas no trabalho, buscar ter atividades de lazer e prazerosas ao longo da semana. Além da pratica de exercício, terapia e a busca pelo autoconhecimento. Foi falado, por fim, sobre saber quando pedir ajuda e se cercar de boas relações”, finalizou Landry Rios.