26 JAN 2023
Semusa realiza 43.903 atendimentos e procedimentos durante o ano de 2022
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa o balanço das atividades realizadas pelo Programa Saúde na Hora, no município, durante o ano de 2022.

De acordo com os dados, foram realizados 16.062 atendimentos individuais e 27.841 procedimentos à população, pelas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Belvedere, Ermida, Planalto, Tietê e Sagrada Família, as quais são contempladas com o Programa Saúde na Hora. Esses dados são referentes ao atendimento realizado, durante todo o ano, somente no período de 18h às 22h, em todas estas unidades do Programa Saúde na Hora.

Estas unidades realizaram 9.352 atendimentos médicos, 8.826 aplicações de vacinas, 6.710 atendimentos com enfermeiros e 6.205 avaliações antropométricas. As equipes realizaram ainda, 4.712 aferições de pressão arterial, 2.816 aferições de temperatura, 1.953 atendimentos de urgência na APS, 1.051 testes rápidos de covid-19, 651 administrações de medicamentos. Outras 1.195 atividades, incluindo testes rápidos de ISTs, curativos, puericultura, testes rápidos de gravidez, pré-natal e atividades coletivas, também foram realizadas.

O programa Saúde na Hora tem o objetivo de ampliar o acesso, a cobertura e o horário de atendimento nas unidades de saúde; aumentar a autonomia para gestores organizarem suas equipes; aumento do número de profissionais; e maior resolutividade na APS, buscando principalmente atender a população trabalhadora que não conseguem ir nas unidades no horário habitual.

O Programa Saúde na Hora foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) em maio de 2019 e passou por atualizações com a publicação da Portaria nº 397/GM/MS, de 16 de março de 2020. O programa viabiliza a implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e a oferta de todos serviços essenciais da APS.